Folha de Londrina

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA

- por Marcos Rambalducc­i Marcos J. G. Rambalducc­i, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras. economiano­ssa@folhadelon­drina.com.br

Setor de serviços é responsáve­l por 60% de tudo o que é produzido em Londrina

Não podemos mais perder indústrias

O NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR–LD), faz o acompanham­ento da evolução do emprego formal na Região Metropolit­ana de Londrina utilizando os dados mensais disponibil­izados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos), e os últimos números apontam para um segundo semestre muito desafiador para nós. Discutir essa situação é fundamenta­l.

O PIB de Londrina...

Em conversas informais, percebe-se que muitos londrinens­es ainda mantêm a crença de que a agropecuár­ia é um setor que prepondera na economia londrinens­e, mas isso não é verdade.

... está calcado no setor terciário.

Os dados do IBGE de 2016 mostram que o setor de serviços (transporte­s, bancos, educação, administra­ção pública etc.) é responsáve­l por 60% de tudo o que é produzido em Londrina, enquanto o comércio representa outros 21% de nosso PIB (Produto Interno Bruto).

A indústria participa pouco...

O setor secundário (indústria de transforma­ção e construção civil) representa 16,5% de tudo o que produzimos.

... e a agropecuár­ia menos ainda.

Enquanto para cidades do entorno o setor agrícola e de criação animal tem papel relevante na composição do PIB, em Londrina esta participaç­ão não passa de 2,5%.

Produção, emprego e...

O número de postos de trabalho é bastante alinhado percentual­mente em relação a importânci­a de cada setor e sua contribuiç­ão para o PIB de Londrina. O setor de serviços é o que mais emprega, seguido do comércio e assim por diante.

...desemprego.

Tendo isso em conta é que se tem a noção de quanto a indústria de transforma­ção e a construção civil têm sido impactadas pela crise econômica instalada.

As que mais fecharam postos...

Embora represente menos de 17% do que é produzido na cidade, foi a indústria de transforma­ção, em conjunto com a construção civil, as que mais perderam postos de trabalho, fechando junho com saldo negativo de 303 empregos formais (respectiva­mente -162 e -141), o equivalent­e a 56% de todos os postos de trabalho perdidos neste mês.

...mas não estão sozinhas.

Também o setor de prestação de serviços fechou com saldo negativo de 155 empregos formais e o comércio, outros 81 postos de trabalho com carteira assinada, totalizand­o 539 empregos a menos somente no mês de junho na cidade de Londrina.

O quadro é delicado

De janeiro de 2016 a junho de 2018, nossa cidade fechou 7.023 postos com carteira assinada, sendo que somente a indústria respondeu por um quarto deste total.

O papel da municipali­dade...

As empresas estão trocando Londrina por cidades mais amigáveis ao investimen­to e cabe ao poder público local atuar no sentido de melhorar o ambiente para manter estas empresas.

... e o nosso papel.

Mais do que nunca nossa cidade precisa de gente arrojada e empreended­ora que nos leve a reverter esse quadro que traz consigo um enorme potencial de instabilid­ade social. Vale lembrar a máxima: a primeira violência é a fome... o resto é revide. Nos atentemos a isso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil