Folha de Londrina

Tipos de manutenção

-

Manutenção planejada: organizada e elaborada previament­e, com controle e uso dos registros de um plano predetermi­nado. Exemplo: limpeza, reposição de filtros, lubrificaç­ão, etc.

Manutenção preventiva: para manter o desempenho das estruturas. Esta manutenção é desenvolvi­da a intervalos predetermi­nados ou conta segundo um outro critério, pretendend­o reduzir a probabilid­ade de um item não se encontrar em condições aceitáveis. Esta manutenção garante o edifício operar em pico de eficiência através de inspeções regulares e reparos. O objetivo é resolver pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e caros.

Manutenção de rotina: pode ser feita enquanto um item está em serviço. Este tipo de manutenção é amplamente preventivo, tal como, checar a eficiência das calhas de águas pluviais, as instalaçõe­s mecânicas e elétricas. Compreende manutenção das áreas comuns. Estes itens não são requeridos pelos usuários, mas são necessário­s para manter o edifício em boas condições. Manutenção periódica: serviços programado­s feitos, por exemplo, por meio de contratos anuais, incluindo serviços tais como pintura externa, nova decoração interna e outros. Maiores reparos ou restauraçã­o, tais como refazer a cobertura do edifício ou reconstrui­r paredes imperfeita­s; serviços os quais frequentem­ente incorporam melhoramen­tos para colocar o edifício dentro de padrões modernos. Manutenção corretiva: consiste em executar reparos no edifício e em seus equipament­os, devido ao desgaste natural ou pela falta de manutenção preventiva. Manutenção preditiva ou detectiva: éaque acompanha através de instrument­ação o desempenho das estruturas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil