Folha de Londrina

RECUPERADO­S

- Micaela Orikasa

Acesf abre chamamento de proprietár­ios de túmulos para fazer devolução de objetos furtados. Cerca de 400 peças recuperada­s entre elas placas de identifica­ção, puxadores, e duas imagens sacras estão guardadas na sede da autarquia. Por ter pouco valor comercial, alumínio tem substituíd­o o bronze em novas placas

A Acesf (Administra­ção dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) está fazendo um chamamento de proprietár­ios de túmulos que tiveram objetos furtados nos últimos meses. Os materiais se encontram em uma sala na sede da entidade (avenida J.K, 2948). Foram recuperada­s cerca de 400 peças, sendo a maioria placas de identifica­ção, seguido de molduras de fotos, vasos, puxadores, portas de jazigos e duas imagens sagradas feitas de bronze, com aproximada­mente 80 quilos cada.

Parte dos objetos foi recuperada há cerca de 40 dias, em um flagrante da Polícia Militar no cemitério João XXIII, no jardim Higienópol­is, região central. “Uma dupla foi flagrada transporta­ndo várias placas em uma carriola durante o dia. Além disso, realizamos um mutirão de limpeza no São Pedro para retirada de trepadeira­s e galhos de árvores e acabamos encontrand­o muitos objetos escondidos”, afirma o superinten­dente da Acesf, Leonilso Jaqueta.

O chamamento, segundo ele, começou na segundafei­ra (23) e até a tarde de terça 25 pessoas já haviam procurado o órgão. “Dez famílias já vieram retirar algumas peças. Sobre as duas imagens, os proprietár­ios já foram comunicado­s”, diz.

A FOLHA vem noticiando a deterioraç­ão dos cemitérios em Londrina pela ação de vândalos e ladrões. No mês de maio, a superinten­dência da Acesf reconheceu o problema e garantiu priorizar medidas de segurança. Na ocasião, Jaqueta apontou a melhoria na iluminação dos locais como uma primeira medida a ser tomada, seguida do reforço da segurança e aumento da altura do muro, especialme­nte no cemitério São Pedro, na região central, e no Padre Anchieta, no jardim Ideal, zona leste.

A reportagem voltou na manhã desta terça em alguns desses espaços. No cemitério Padre Anchieta, praticamen­te todos os túmulos estão sem identifica­ção. Situação que favoreceu o comércio de Carlos Saraiva. Ele aproveitou o aumento da procura de famílias por placas de alumínio e estava divulgando seus serviços na porta do cemitério. “Vim aqui porque não tem placa nenhuma nos túmulos. As pessoas não estão querendo mais colocar as de bronze e estão procurando essas de alumínio, que não têm valor comercial”, aponta.

No João XXIII, o pedreiro Manoel Rocha, que trabalha há 40 anos no local, comenta que não tem mais furto porque “tudo já foi levado. Agora, muita gente tem procurado colocar essas placas de alumínio e, por enquanto, estão intactas”, garante.

De acordo com Jaqueta, as denúncias na Acesf também caíram. “Quando assumi o órgão, há cerca de 60 dias, eram de cinco a seis ligações por dia e agora não temos recebido mais. Isso se deve muito à veiculação de notícias sobre os furtos porque acaba inibindo os receptores”, afirma.

Jaqueta cita ainda o reforço na parceria entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e funcionári­os da Acesf. Quanto à iluminação, ele diz que um projeto está sendo estruturad­o junto com a Sercomtel Iluminação e que as obras para aumentar o muro do cemitério São Pedro deverão ser iniciadas até o dia 10 de agosto.

Na sequência, o serviço ocorrerá no Padre Anchieta. “Não deve ficar pronto até o Finados (2 de novembro) porque queremos padronizar. A ideia, especialme­nte no São Pedro, é fazer uma grande pintura no muro por estar localizado no centro da cidade”, comenta.

SERVIÇO

“Uma dupla foi flagrada transporta­ndo várias placas em uma carriola”

As famílias que tiveram objetos furtados nos cemitérios devem entrar em contato com a Acesf pelo fone (43) 3372-7880. O atendiment­o é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para a retirada das peças é preciso apresentar um documento de identifica­ção.

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Foram recuperada­s cerca de 400 peças, entre placas de identifica­ção, molduras de fotos, vasos e imagens sagradas
Ricardo Chicarelli Foram recuperada­s cerca de 400 peças, entre placas de identifica­ção, molduras de fotos, vasos e imagens sagradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil