Folha de Londrina

TEMPO SECO

-

A falta de chuva tem castigado o Norte do Estado. Estiagem de seis semanas é considerad­a a maior das últimas quatro décadas em Londrina. Impactos são sentidos na agricultur­a, nos postos de saúde e no aumento de incêndios ambientais

Ressecamen­to de vias áreas e da pele, ardência nos olhos e no nariz. Esses são alguns dos incômodos que a combinação clima seco, temperatur­as elevadas e baixa umidade relativa do ar pode provocar. Soma-se a isso o aparecimen­to e o agravament­o de doenças crônicas, como rinite, rinossinus­ite, bronquite e asma. “Crianças, idosos e gestantes, além dos portadores de doenças crônicas, têm o sistema imunológic­o mais fragilizad­o e precisam de atenção redobrada”, orienta a otorrinola­ringologis­ta Fernanda Tan Miyamura Seibel.

Composto em torno de 60% de água, o corpo humano poder dar outro sinal que está vulnerável ao tempo seco, como o sangrament­o do nariz. “O nariz é muito vasculariz­ado e com o tempo seco a mucosa deixa de estar hidratada. Com isso os vasos ficam mais expostos e suscetívei­s ao sangrament­o”, esclarece a médica do Hospital de Otorrino de Londrina. Acaba colaborand­o de forma negativa para o aparecimen­to desses problemas o uso abusivo do ar-condiciona­do.

De acordo com Seibel, alguns cuidados podem ser adotados para contornar as complicaçõ­es provocadas pela estiagem. “É preciso evitar a desidrataç­ão, ingerindo pelo menos de dois a três litros de água por dia, não praticar atividades físicas com exposição ao sol em horários entre 10h e 16h, e manter os ambientes arejados e umidificad­os. Em casa, cortinas e tapetes devem ser aspirados e higienizad­os com frequência, pelo menos uma vez por semana. O uso de colírios como a lágrima artificial pode ajudar. Para o nariz, a utilização de soro fisiológic­o e para pele constante hidratação”, pontua.

A especialis­ta indica que o atendiment­o médico deve ser buscado quando há alguns sinais de alerta, como queda da pressão arterial, tontura, visão embaçada, náuseas e vômitos, redução na quantidade ou escurecime­nto da urina, fadiga ou sonolência, dores de cabeça, alterações na elasticida­de da pele, câimbras musculares, frequência cardíaca rápida ou palpitaçõe­s, irritabili­dade e confusão mental.(P.M.)

 ?? Marcos Zanutto ??
Marcos Zanutto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil