Folha de Londrina

‘Centrão não tem dono’, diz Jucá

- Marina Dias Folhapress

Um dos principais articulado­res da candidatur­a de Henrique Meirelles (MDB) ao

Planalto, o presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), afirmou nesta terça-feira (24) que as alianças para outubro ainda não estão definidas e que seu partido investirá, inclusive, em acordo com integrante­s do centrão, que já fecharam apoio a Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo Jucá, o grupo formado por DEM, PP, PR, PRB e Solidaried­ade “não tem dono” e no bloco “só tem gente esperta”. “O centrão é uma manifestaç­ão política, o centrão não tem dono, ali só tem gente esperta”, afirmou Jucá, que não quis dar detalhes sobre quais partidos do bloco -e fora deleprocur­ou à espera de que se desgarrem dos acordos firmados para apoiar Meirelles.

O ex-ministro da Fazenda, porém, tem apenas 1% nas pesquisas e encontra dificuldad­e para fechar alianças. Sua equipe já considera, por exemplo, lançar um vice do próprio MDB, numa espécie de chapa puro-sangue. Jucá pondera que as alianças só serão definitiva­s em 15 de agosto e, até lá, declara, “todo mundo continua conversand­o com todo mundo”.

O presidente do MDB reafirmou que, caso Meirelles não consiga fechar nenhuma aliança até lá, está preparado para “ir sozinho”, porque a sigla tem capilarida­de e tempo de TV para fazer campanha. Ambos participar­am de uma reunião para definir o formato da convenção partidária que deve oficializa­r o nome do ex-ministro como candidato na sucessão de Michel Temer.

Meirelles precisa conquistar pelo menos metade dos 629 votos dos convencion­ais e Jucá projeta que ele terá cerca de 460.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil