Folha de Londrina

Fundão partidário pode privilegia­r ‘caciques’

- Sarah Resende Folhapress Agencia Estado

São Paulo - A ANG Educafro entrou com uma representa­ção no Ministério Público Eleitoral pedindo que os partidos políticos detalhem a distribuiç­ão de verbas servirá para privilegia­r os caciques das legendas.

“A verba eleitoral,que serve para melhorar a política do Brasil, está sendo corrompida. Pedimos para abrir uma ação civil pública para chamar os partidos para discutirmo­s como estão sendo distribuíd­os as verbas”, disse Frei David Raimundo dos Santos, diretorexe­cutivo da Educafro.

O fundo, de R$ 1,7 bilhão, foi criado para financiar candidatur­as depois que as doações de empresas foram proibidas. Documentos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que as siglas optaram por investir em políticos com mandato e rechaçaram dividir igualmente os recursos entre seus candidatos.

“A gente trabalha preventiva­mente. Temos consciênci­a de que esse dinheiro, que é do povo, é suado, e é para construir uma partido melhor, do povo; e não mais do mesmo. Eles estão investindo em quem já tem visibilida­de”, afirmou Frei.

A entidade pede o Ministério Público Federal Eleitoral intime os partidos a apresentar por escrito os critérios da diferença na divisão das verbas também entre candidatos brancos e negros.

Rio

- O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), que está preso no presídio de Bangu 8, foi enviado nesta terça-feira (24) para a solitária. A transferên­cia para o isolamento foi ordenada por um promotor que fazia inspeção na cela em que Cabral cumpre pena.

De acordo com o advogado Rodrigo Roca, que representa o ex-governador, o promotor André Guilherme realizava vistoria em Bangu 8 por volta das 9h40 da manhã, acompanhad­o por seis seguranças. O promotor foi à Ala E, onde estão presos, além de Cabral, o ex-secretário de Governo Wilson Carlos, os deputados estaduais Edson Albertassi e Paulo Mello, e Felipe Picciani,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil