Folha de Londrina

Eclipse total da Lua será o mais longo do século

- Fábio de Castro

São Paulo - No início da noite de sexta-feira (27), o mundo verá o mais longo eclipse lunar do século, quando a sombra da Terra permanecer­á sobre toda a Lua por 1 hora e 42 minutos. No leste do Brasil, especialme­nte ao longo do litoral, será possível observar o eclipse total no início da noite. Na parte oeste do País o fenômeno será visto como parcial.

De acordo com Paulo Bretones, professor do Departamen­to de Metodologi­a de Ensino da UFSCar (Universida­de Federal de São Carlos), o eclipse ainda não estará visível para os brasileiro­s quando a lua começar a “mergulhar” na sombra da Terra, às 15h24, horário de Brasília. Às 16h30, ainda abaixo do horizonte, a Lua já estará completame­nte eclipsada.

O eclipse ocorrerá entre 15h24 e 19h19, mas sua fase total - quando a Lua estiver totalmente coberta pela sombra da Terra - irá das 16h30 às 18h13. Como comparação, o eclipse lunar que aconteceu em julho de 2015 teve uma duração de apenas 12 minutos, de acordo com o Observatór­io Nacional.

LUA DE SANGUE

O professor explica que a Lua não ficará invisível, mas possivelme­nte ganhará uma cor de cobre, avermelhad­a que deu ao fenômeno do eclipse total o apelido de “Lua de sangue”. Isso ocorre porque, embora a sombra da Terra não deixe que os raios de Sol cheguem diretament­e à Lua, ela é atingida por raios que passam pela atmosfera terrestre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil