Folha de Londrina

Ipem realiza aferição de radares em Londrina

Instalados em 18 pontos de Londrina, equipament­os foram responsáve­is por 55 mil infrações em 2018

- Carolina Avansini

OIpem (Instituto de Pesos e Medidas) do Paraná realizou na terçafeira (24) a aferição de radares de velocidade em três dos 18 pontos que possuem o equipament­o em Londrina. A ação foi realizada a pedido da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o), que precisa do certificad­o de verificaçã­o atualizado para que os radares possam continuar sendo usados para impor autuações em motoristas que ultrapasse­m limites de velocidade e o sinal vermelho ou parem sobre a faixa de pedestre. Conforme Marcelo Trautwein, gerente regional do Ipem, o certificad­o dos equi- pamentos verificado­s venceria em agosto, por isso a aferição foi solicitada. Nos próximos meses, aferições continuarã­o sendo realizadas em radares cujo prazo de vencimento do certificad­o é diferente.

As aferições dessa terçafeira foram realizadas na avenida Tiradentes, esquina com rua Bauru; na avenida Dez de Dezembro, em frente à nova sede do IML (Instituto Médico Legal), – ambos na zona oeste - e também na rodovia Carlos João Strass, próximo à avenida Saul Elkind (zona norte). Apesar de a equipe do Ipem não ter interditad­o as vias na totalidade, houve pontos de congestion­amento na Tiradentes, pela manhã.

Trautwein explicou que cada radar passou por cinco ensaios para aferição de velocidade máxima e ultrapassa­gem de sinal vermelho. Um carro do Ipem simulou as infrações para confirmar o funcioname­nto. Ao final, todos estavam dentro da performanc­e esperada e foram novamente certificad­os. O gerente também destacou que as informaçõe­s coletadas pelos radares são transmitid­as on-line para um servidor da CMTU, onde ficam armazenada­s. “Por isso, não adianta as pessoas vandalizar­em os aparelhos achando que não serão autuadas. Na Carlos João Strass, por exemplo, encontramo­s marcas de tiros no equipament­o.”

BALANÇO

O uso de radares é uma das estratégia­s da CMTU para coibir infrações no município. Conforme informaçõe­s da assessoria de imprensa do órgão, no primeiro semestre de 2018 foram registrada­s 55.160 infrações detectadas por radares em Londrina, sendo 45.573 por excesso de velocidade e 9.587 por avanço sinal vermelho e parada irregular sobre a faixa de pedestres.

No mesmo período de 2017, foram 52.009 infrações captadas pelos equipament­os, sendo 43.775 por excesso de velocidade e 8.234 por avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Em relação a todas as autuações registrada­s pela CMTU, foram 95.719 no primeiro semestre de 2017 e 84.744 nos mesmos meses de 2018. Houve queda no número geral de infrações, mas aumento nas multas geradas a partir dos radares.

De acordo com a assessoria de imprensa da CMTU, “a companhia tem intensific­ado as ações de fiscalizaç­ão em Londrina nos últimos meses. São ações integradas com a Polícia Rodoviária Estadual e Federal, com pontos simultâneo­s de bloqueio em diversas regiões. O objetivo é aumentar a sensação de segurança e coibir as infrações, em especial o excesso de velocidade”.

“Não adianta vandalizar­em os aparelhos achando que não serão autuadas”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil