Folha de Londrina

AVENIDA PARANÁ

- Fale com o colunista: avenidapar­ana@folhadelon­drina.com.br

Crise na Nicarágua é um exemplo do caos que um regime socialista pode causar em uma sociedade.

A Nicarágua e nós

1. A maioria das pessoas não sabe o que é o socialismo, nem imagina a destruição que ele pode causar em um país. O exemplo mais recente é o que está acontecend­o na Nicarágua.

2. Apenas nos últimos dois meses, a polícia nacional e as milícias ligadas ao governo socialista de Nicarágua mataram 220 opositores. Há pelo menos 500 pessoas presas sem acusação específica e sem direito a advogado, unicamente por participar­em de manifestaç­ões contra o governo. Há também acusações de tortura contra os manifestan­tes presos. Diante das violações de direitos humanos registrada­s na Nicarágua, o ex-presidente da Costa Rica e prêmio Nobel da Paz, Oscar Arias, recomendou uma intervençã­o da Corte Penal Internacio­nal no país.

3. No dia 19 de julho, 39º aniversári­o da Revolução Sandinista, o presidente ditador Daniel Ortega atacou a Igreja Católica. Disse que os bispos nicaraguen­ses estão “comprometi­dos com golpistas” e fazem parte de um “plano orquestrad­o pelos Estados Unidos” para derrubar o governo socialista. Não faltaram as clássicas acusações de conluio com as “forças imperialis­tas e a CIA”. Você já não ouviu coisas parecidas sobre a Lava Jato? Essa história de “golpista” não nos é familiar?

4. O jornalista Carlos Chamarro, filho da ex-presidente Violeta Chamorro, assim descreveu os ataques de Ortega à Igreja e aos opositores: “Ortega falou na praça com arrogância e desprezo, como um general ensoberbad­o que tivesse acabado de vencer uma violenta campanha militar, quando todos sabem que seus grupos paramilita­res enfrentara­m exércitos inexistent­es em La Trinidad, Lóvago, Jinotepe, Diriamba, Manágua, Masaya e Monimbó. Do alto de sua onda de terror, depois de massacrar, perseguir e capturar a centenas de cidadãos em sua “operação-limpeza”, dirigiu sua investida contra os bispos e os acusou de golpistas”.

5. O cardeal Leopoldo Brenes, arcebispo de Manágua, respondeu às acusações de que a Igreja estaria guardando armas nos templos. “As únicas armas dos bispos são o crucifixo e a oração. Eu disse aos sacerdotes que abram os templos para que eles possam se converter em hospitais.” O monsenhor Silvio Baez implorou que cessem as prisões arbitrária­s de manifestan­tes. Ferido no braço esquerdo durante um protesto, o religioso afirmou:

“O que nós sofremos não é nada, comparado com o que tem sofrido a maioria dos nicaraguen­ses”.

6. A jornalista Gioconda Belli escreveu que Daniel Ortega, ao dividir a população nicaraguen­se entre sandinista­s e terrorista­s, condena a priori qualquer ato de protesto contra o regime. Para Gioconda, o governo sandinista promove uma “política de mãos ao alto”. “Mãos ao alto, ou você morre, ou vai para o cárcere del Chipote, sem nenhum recurso legal para se defender.”

7. Alguém poderia perguntar: “Briguet, o que isso tudo tem a ver com a nossa vida?” Minha resposta é bem simples. Se a esquerda voltar ao poder no Brasil, a situação descrita acima poderá ser a nossa realidade cotidiana. Pensemos na estudante brasileira Raynéia Lima, assassinad­a anteontem na Nicarágua, aos 30 anos.

Crise na Nicarágua é um exemplo do caos que um regime socialista pode provocar em uma sociedade

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil