Folha de Londrina

PODEROSA

Artista pop brasileira com maior projeção internacio­nal na atualidade, Anitta faz show no Moringão nesta sexta-feira (27)

- Marcos Roman Reportagem Local

- Artista pop brasileira com maior projeção internacio­nal na atualidade, Anitta traz repertório repleto de hits para Londrina. Show está marcado para amanhã, às 23h, no Moringão. Cantora foi considerad­a a 10ª artista mais relevante do planeta nas redes sociais pela Billboard e está entre as cem mais criativas, segundo a Vogue.

Opúblico londrinens­e poderá conferir nesta sexta-feira (27) como é que o furacão chamado Anitta tem encantado plateias do mundo todo. A artista pop brasileira com maior projeção internacio­nal da atualidade promete incendiar a cidade com um repertório repleto de hits que têm dominado as paradas de sucesso. ‘Vai Malandra’, ‘Bang’, ‘Sua Cara’, ‘Paradinha’ e ‘Medicina’ fazem parte do repertório do show que acontece no Ginásio de Esportes Moringão, a partir das 23 horas.

Anitta coleciona recordes impression­antes. A cantora acaba de bater a marca de 2 bilhões de visualizaç­ões de seus clipes no YouTube. No Spotify, desfruta atualmente de 18 milhões de ouvintes mensais. Conquistan­do cada vez mais espaço na mídia internacio­nal, a brasileira já conta com mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais, ultrapassa­ndo muitos ídolos mundiais como Lady Gaga, que contabiliz­a 28,7 milhões de fãs que a seguem na internet. O mais recente sucesso da carioca é a música “Medicina”, gravada em espanhol, cujo clipe lançado na última sexta-feira (20) atingiu a marca de mais de 10 milhões de visualizaç­ões em apenas 24 horas e já contabiliz­a mais de 21 milhões de acessos.

De Honório Gurgel, na periferia do Rio, aos palcos do mundo, Anitta fez uma carreira meteórica. Nascida em 30 de março de 1993, Larissa Machado começou a cantar ainda criança na igreja frequentad­a pela família. Aos 17 anos, foi descoberta por um produtor que assistiu a um vídeo seu no YouTube e passou a se apresentar em bailes funk da Furacão 2000. Em 2013, Anitta firmou seu nome no cenário musical ao lançar “Show Das Poderosas”. No mesmo ano, a cantora e compositor­a foi eleita “Cantora Revelação” pelo iTunes e pelos críticos da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Virou um fenômeno nacional e alcançou o topo das paradas de sucesso das rádios, mantendo os primeiros lugares de todas as rádios do Brasil nos lançamento­s de seus singles. A revista americana Forbes comparou Anitta com Shakira por conta do “World Music Appeal” (apelo musical mundial) e afirmou que a cantora tinha potencial para ser uma superstar global.

A chave do sucesso não está apenas na espontanei­dade de suas postagens, que atraem 28 milhões de seguidores no Instagram, mas também em seu profission­alismo, que não deixa espaço para improvisos. Cada passo da carreira é calculado e suas respostas em entrevista­s parecem ser elaboradas para não interferir em sua estratégia de marketing. O sucesso, explica Anitta, está em “fazer diferente”. “Eu pesquiso mercado, mais pra fazer diferente do que para seguir tendências. Busco aquilo que ainda não foi explorado”, afirma.

Hoje Anitta acumula sucessos, é sua própria empresária e administra também a carreira de outros dois cantores. Foi considerad­a a 10ª artista mais relevante do planeta nas redes sociais pela Billboard e está entre as 100 pessoas mais influentes e criativas do mundo, segundo a Vogue. No entanto, ela resiste ao rótulo de diva. “Diva tem muito de endeusamen­to e eu sou mais pé no chão, gente da gente. Até tenho meus momentos de diva, mas não quero ser vista como uma coisa intocável”, afirma, cercada por uma entourage de funcionári­os que se revezam entre cabelo, maquiagem e assessorá-la para garantir que tudo esteja perfeito.

Em 2017, após cantar no programa de TV Tonight Show, da americana NBC, ganhou dos fãs brasileiro­s o apelido carinhoso “Anira”. E fez uma série de parcerias internacio­nais, entre elas com DJ Alesso, Major Lazer, Poo Bear e Iggy Azalea. Seu sonho, conta, é cantar com o rapper Drake: “Tenho amigos em comum, mas não sou inconvenie­nte, não fico ‘pedinte’. Tenho bom senso. Vamos esperar o destino”.

Anitta identifico­u na América Latina um nicho de mercado e gravou com os colombiano­s Maluma e J Balvin. “Comecei a entender que, embora o inglês seja a língua universal, o espanhol tem números equivalent­es aos de consumo da língua inglesa”, explicou. Passou dois anos visitando clubes e locais populares na Espanha, Estados Unidos e México para entender o mercado não só pela visão da indústria, mas também das pessoas.

“La bombe latine”, como é chamada na França, quer mais. Este ano ela planeja passar uma semana por mês no exterior para se dedicar à carreira internacio­nal. Em junho, foi o grande destaque no Rock in Rio Lisboa e fez shows lotados em Paris e Londres. No Brasil, tem projetos como o DVD infantil “Clube da Anittinha”, com temas educativos para “doutrinar, informar as crianças de maneira divertida”, diz.

Recém-casada com o empresário Thiago Magalhães, Anitta espera ter um ritmo de trabalho menos intenso no futuro. “Daqui a 10 anos, me vejo desacelera­da, tendo realizado todos os meus sonhos, e focando nas coisas que amo”. Sobre a maternidad­e, é sucinta: “se acontecer, dou uma pausa, sim”. “Todos os sonhos que eu tinha, já conquistei. Tinha muita vontade de mostrar às pessoas que era possível fazer o que todos dizem ser impossível. Esse era meu maior sonho. Hoje em dia, estou super realizada”. (Com informaçõe­s da agência Folhapress)

 ?? Eduardo Bravin/Divulgação ??
Eduardo Bravin/Divulgação
 ?? Fernando Tomaz/Divulgação ?? Anitta: a música ‘Medicina”, cujo clipe lançado na última sexta-feira (20), já atingiu a marca de 21 milhões de acessos
Fernando Tomaz/Divulgação Anitta: a música ‘Medicina”, cujo clipe lançado na última sexta-feira (20), já atingiu a marca de 21 milhões de acessos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil