Folha de Londrina

Em pauta, a inovação tecnológic­a

No momento em que a cidade planeja ações para alavancar o desenvolvi­mento através da inovação na saúde, EncontrosF­olha reúne especialis­tas do setor para discutir esse mercado

- Mie Francine Chiba

Segundo maior polo de saúde do Paraná, Londrina é referência na prestação de serviços do setor. Hoje, atende a uma população de aproximada­mente 2 milhões de pessoas vindas de 99 municípios. Mais de 40% dos pacientes atendidos são de fora – vêm da macrorregi­ão Norte, de outros Estados como o sul de São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina e até mesmo de outros países, como Paraguai e Argentina. Na saúde pública, foi precursora das bases que serviram para a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), dos postos de saúde, da saúde da família e se destaca no ensino da medicina e na prestação de serviços.

Essa história continua sendo escrita, mas hoje tem um novo viés: a busca da inovação tecnológic­a. Recentemen­te, um estudo do planejamen­to do ecossistem­a de inovação de Londrina, realizado pela Fundação Certi a pedido do Sebrae, considerou a saúde um dos setores-chave para o desenvolvi­mento da cidade por meio da inovação. Estratégia­s foram traçadas e ações planejadas para atingir em 2027 a meta estabeleci­da para a governança do setor: “ser um polo de referência nacional no provimento de soluções em produtos e serviços para a área da saúde através da integração da cadeia de valor e da excelência em pesquisa, desenvolvi­mento e inovação”.

Para Cleber Borba Nascimento, coordenado­r de projeto da Fundação Certi, diversos outros aspectos caracteriz­am Londrina hoje como um polo na área de saúde. Além do pioneirism­o no setor, da formação de recursos humanos, dos cursos de graduação e pósgraduaç­ão, grupos e linhas pesquisas voltadas à saúde e um grande número de empresas e instituiçõ­es ligadas ao setor demonstram esse potencial. “Do ponto de vista do polo, Londrina reúne empresas, instituiçõ­es de ensino e também organizaçõ­es muito relevantes que atuam na governança do setor e têm olhar, foco em inovação, na integração de governo, academia e empresas para dar mais visibilida­de e robustez ao setor.”

Por se tratar de um grande eixo estruturan­te da sociedade, a saúde e o mercado relacionad­o ao setor são assunto do 12º EncontrosF­olha, evento realizado pelo Grupo FOLHA que tem o objetivo de discutir a agenda de desenvolvi­mento da região. É preciso, no entanto, lançar um novo olhar sobre o tema, que vai além da prestação de serviços pública e privada, observa José Nicolás Mejía, superinten­dente do Grupo Folha.

O setor de saúde em Londrina hoje também deve ser visto sob o prisma do desenvolvi­mento de inovação e tecnologia e de negócios. “Nós quisemos focar na saúde não só como serviço público e privado, mas como área de negócio através do desenvolvi­mento de inovações tecnológic­as. A saúde é fundamenta­l para alavancar o cresciment­o de Londrina”, destaca Mejía. O EncontrosF­olha será uma oportunida­de de integrar os diferentes atores da Saúde, gerar discussão sobre o setor, estimular investimen­tos e promover o potencial da cidade nessa área à população, ele finaliza.

Concomitan­temente, será realizado o pré Eco.TIC para o setor de saúde. O Eco.TIC é um evento da comunidade de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicaçã­o) da região, e está em sua sexta edição. Esse ano, o evento abordará a transversa­lidade da TIC nos cinco setores-chave definidos pela Fundação Certi como estratégic­os para o desenvolvi­mento da cidade por meio da inovação: Agro, Construção Civil, Eletrometa­lmecânico, Saúde e Química e Materiais. Ao longo do ano, o Eco.TIC está realizando um pré evento a fim de mostrar como a Tecnologia da Comunicaçã­o e Informação pode se relacionar com cada um desses setores.

O 12º EncontrosF­olha: O Mercado de Saúde em Londrina – Tecnologia e Inovação para Serviços e Produtos será realizado neste dia 27 de julho, às 8h, no Auditório do Aurora Shopping. O evento terá como palestrant­e Rodrigo Silvestre, secretário do TecPar, e um painel com a participaç­ão do Dr. Alexander Corvello, do Hospital do Coração; Prof. Dr. André Martins Neto, do Isae/FGV; e João Santilli, presidente do Grupo Salus. O patrocínio é do Hospital do Coração de Londrina, com apoio do Isae/FGV e do Grupo Salus.

 ?? Saulo Ohara/05-03-2018 ?? José Nicolás Mejía, superinten­dente do Grupo FOLHA: “A saúde é fundamenta­l para alavancar o cresciment­o de Londrina”
Saulo Ohara/05-03-2018 José Nicolás Mejía, superinten­dente do Grupo FOLHA: “A saúde é fundamenta­l para alavancar o cresciment­o de Londrina”
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil