Folha de Londrina

Poucos gramas de alto valor agregado

- Magaléa Mazziotti

Curitiba

- No lugar de toneladas, gramas de alto valor agregado. Produtos inovadores ganham espaço na balança comercial do município, devido às soluções desenvolvi­das por empresas londrinens­es para diversos ramos da odontologi­a. Referência na endodontia, por se voltar a produção de “cimentos biocerâmic­os”, a Angelus, que iniciou suas atividades em 1994, enveredou pelo caminho de oferecer soluções odontológi­cas de alta tecnologia embutida capazes de serem competitiv­as em qualquer lugar do mundo. “A Angelus iniciou sua trajetória com um foco bem definido, buscar soluções inovadoras para a Odontologi­a. Com isso ganhamos mercado, exportamos atualmente para 86 países, nos cinco continente­s”, informa o fundador e CEO da Angelus, Roberto Alcântara.

Trabalhand­o com projeções de dois dígitos de cresciment­o (esperam crescer 20% em 2018), a empresa credita às oportunida­des do setor de saúde e à própria metodologi­a adotada em seus processo internos para inovar e superar os gargalos do custo Brasil, dois fatores fundamenta­is para essa condição de cresciment­o.

“Quando você resolve vender cimento biocerâmic­o para o mundo, sendo do Brasil, precisa se esforçar o dobro dadas as notícias desfavoráv­eis e porque há situações como a greve dos caminhonei­ros difícil de explicar em países altamente regulament­ados. O aspecto gratifican­te de tudo isso é atravessar o oceano com gramas de produtos de alto valor agregado, diferentem­ente das commoditie­s que tradiciona­lmente marcam nossas exportaçõe­s”, ressalta César Bellinati, diretor de P&D (Pesquisa e Desenvolvi­mento) da Angelus.

REVOLUÇÃO

Outra londrinens­e com mais de duas décadas de atividade, a Dentalclea­n, que produz escovas, géis dentais, fios e fitas, antissépti­cos bucais e uma linha profission­al completa, acaba de lançar o Dentalclea­n Regenerado­r Diário, um gel dental com capacidade reminerali­zadora que regenera os esmalte e regride à cárie em estágio inicial. “Acreditamo­s que produzimos qualidade de vida, uma vez que a boca é a porta de entrada de quase todas as doenças. Nossa aposta no gel é tamanha, que já temos uma segunda versão a caminho trabalhand­o com a sensibilid­ade, pois cárie e sensibilid­ade integram as principais demandas de saúde bucal no Brasil e no mundo”, atesta o diretor executivo da Dentalclea­n, Marcelo Teixeira. Inicialmen­te, o gel regenerado­r será comerciali­zado em território nacional, embora os demais itens da Dentaclean já sejam exportados para países da América do Sul. A empresa projeta crescer 15% neste ano, sendo que a expectativ­a que o gel regenerado­r responda por 5% do cresciment­o da marca no segundo semestre. “São produtos revolucion­ários em termos de saúde bucal”, celebra Teixeira.

A convicção no mercado e nos novos produtos é tamanha que a empresa investiu recentemen­te em maquinário a fim de ampliar de 40 unidades por minuto para 200 unidades por minuto a produção de tubos a partir de janeiro de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil