Folha de Londrina

Sem timidez

-

Com a Lava Jato, o Paraná rompeu com a acomodação e o estereótip­o da timidez e isso dos dois lados porque estávamos bem representa­dos na corrupção e naqueles que a amenizaram com as delações como o reincident­e doleiro Youssef. E em meio a esse ambiente aflorou a candidatur­a presidenci­al de um senador da terra, Alvaro Dias.

É de esperar-se pela persistênc­ia de crítico ao governo e ao próprio partido em que militava ao ponto de pleitear uma CPI contra Fernando Henrique Cardoso e isso num momento de prestígio que ia além do país e tenha um bom desempenho como candidato pelo menos na região sul. Não será de surpreende­r se a questão localista levá-lo até a sair à frente do pleito no Paraná como indicam algumas pesquisas e simulações.

Quando da segunda etapa da licitação da usina hidrelétri­ca de Segredo denunciou formação de cartel entre as concorrent­es e estabelece­u na emergência um consórcio de empresas da terra para tocar a obra, já precedida de tumulto no desvio do rio quando a empreiteir­a que figurava em quarto e último lugar teve o contrato adjudicado pela justiça federal em seu favor.

Até aqui, em termos paranaense­s, Alvaro Dias aparece, e isso se dá pela terceira vez, em primeiro lugar, com 31,1, seguido de Bolsonaro, com 15,3 e de Lula, com 12,3, conforme um levantamen­to atribuído ao Instituto Paraná Pesquisas, em sondagem de 2 a 5 de julho. O informe, no entanto, é desmentido por Murilo Hidalgo, dirigente da organizaçã­o e que tem sido vítima sistemátic­a das “fake news” em veículos de expressão nacional. Não vai ser fácil controlar a empulhação no processo eleitoral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil