Folha de Londrina

Cuca é apresentad­o no Santos e já encara primeira decisão

Treinador prioriza luta contra a ZR no Brasileiro, mas nesta quarta tem compromiss­o pela Copa do Brasil

- Folhapress esporte@folhadelon­drina.com.br

Santos

- O técnico Cuca foi apresentad­o nesta terçafeira (31) pelo Santos. Contratado até o final de 2019, o treinador estava afastado de clubes desde que deixou o Palmeiras, em outubro de 2017. Ele já fará sua estreia nesta quarta-feira (1º), contra o Cruzeiro, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

A pressão maior sobre o treinador, entretanto, vem de outra competição: com 16 pontos em 15 jogos (um jogo a menos que a maioria dos clubes), o Santos ocupa uma das quatro vagas na zona de rebaixamen­to do Campeonato Brasileiro - é o 17º colocado. E esta é a primeira missão com a qual Cuca tem que lidar. Para ele, apesar da situação incômoda, o time tem condições de brigar por melhores posições.

“Apesar de estar da zona de rebaixamen­to, (o Santos) tem dez pontos a menos que o sexto colocado, que vai para a Libertador­es (Palmeiras, 26 pontos em 16 jogos). E com 23 jornadas, podemos bem ainda buscar uma vaga para a Libertador­es do ano que vem. Essa é a nossa grande meta. Lógico, sabendo que o momento é complicado, mas é o objetivo que nós vamos traçar”, disse Cuca, indo além e relembrand­o a arrancada que salvou o Fluminense da queda no Brasileiro de 2009.

“Como que sai da zona de rebaixamen­to? Com trabalho. Você não pode desesperar em uma situação assim. Eu já vivi. Eu não dormia, mas aí no final, com 99% de chance de cair, conseguiu salvar. Não é um bicho de sete cabeças. Se tiverem a confiança do torcedor, mesmo na hora mais difícil, eles vão reverter isso, e ainda vamos brigar por coisa grande no campeonato”, completou.

Cuca deixou claro, porém, que seu objetivo no Santos não é apenas livrar o time do rebaixamen­to, e sim marcar o seu nome na história com títulos: “Eu não quero passar aqui pelo Santos como um treinador que não deixou o Santos cair. Isso não é título nenhum, quero marcar meu nome e ter conquistas com meus jogadores, e dependo exatamente deles. E vou dar meu máximo para tirar o máximo deles”.

Novos reforços santistas, Bryan Ruiz e Carlos Sánchez, já apresentad­os pelo clube e com contrato assinado, não poderão ajudar o Santos na Copa do Brasil. Em entrevista coletiva concedida na segunda-feira (30), o executivo de futebol do clube, Ricardo Gomes, havia informado que não haveria tempo hábil para que eles fossem registrado­s. Outra contrataçã­o, do atacante paraguaio Derlis González, foi confirmada pelo clube nesta terça-feira. Como já era esperado, ele chega ao clube em uma troca por Vitor Bueno, que seguirá para o Dínamo de Kiev.

 ?? Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo ?? Apesar do momento difícil no Nacional, paranaense diz que Peixe ainda vai “brigar por coisa grande no campeonato”
Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo Apesar do momento difícil no Nacional, paranaense diz que Peixe ainda vai “brigar por coisa grande no campeonato”
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil