Folha de Londrina

Críticos pedem tarifa até 70% menor

- (F.G.)

Após um debate, cinco grupos apresentar­am sugestões para o modelo dos novos contratos de pedágio, em audiência pública, em Londrina. O custo da tarifa considerad­o ideal variou de R$ 5 a R$ 8 para cada 100 km duplicados, até a redução de 70% no preço atual.

Também foi proposto um preço menor do que o atual, mas que seja cobrado por quilômetro rodado, com uso de tecnologia­s digitais de aferição. Assim, seria possível evitar, por exemplo, que pessoas que fazem diariament­e o trajeto de 13 km entre Rolândia e Arapongas pagassem o mesmo que viajantes que passam por todo o trecho concedido.

Sobre os serviços prestados, boa parte pediu a manutenção do que já é oferecido, enquanto outros pediram que o apoio mecânico ou de guinchos seja feito mediante pagamento de valor definido em edital, para reduzir a tarifa. Por outro lado, houve pedidos de câmeras de segurança ao longo do trajeto.

Entre as obras mais necessária­s, foram apontadas a duplicação completa dos trechos, a partir de Londrina, até Curitiba e até a divisa com São Paulo, em direção à capital paulista. Os contornos para retirar o tráfego pesado das cidades como Cornélio Procópio, Apucarana e Arapongas, que deveriam ter sido feitos sob os contratos atuais, também foram lembrados.

Em relação aos trechos de rodovias que poderiam ser objeto de novas concessões, foram lembradas a PR-445, de Londrina a Mauá da Serra, e a PR-170, de Porecatu a Rolândia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil