Folha de Londrina

Planeta atinge dia de ‘sobrecarga’

- Camila Boehm Agência Brasil

São Paulo - A população mundial consumiu até quarta-feira (1º) o conjunto dos recursos que a natureza pode produzir em um ano. E, pelo restante do ano, vai consumir além da capacidade de renovação anual. As informaçõe­s são da Global Footprint Network, uma organizaçã­o não governamen­tal de pesquisa de recursos naturais e mudanças climáticas.

Em cada ano, desde 1970, este marco é conhecido como o Dia de Sobrecarga da Terra, que representa o momento em que o consumo de recursos naturais supera o volume que o planeta é capaz de renovar. “Essa data representa justamente o movimento que existe hoje no sentido de utilizar uma produção intensiva de recursos naturais sem retornar e sem aproveitar esses mesmos recursos que já foram extraídos”, avaliou o Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Carlos Silva Filho. “Se não mudarmos o processo de produção e consumo, em um dado momento, o planeta realmente não vai ter a capacidade de regeneraçã­o.”

Ele acrescento­u que o Brasil consome os recursos da natureza em um ritmo mais acelerado que a média mundial. “Se fôssemos considerar somente os padrões de produção e consumo do Brasil, o Dia de Sobrecarga da Terra seria em 19 de julho. O Brasil está no sentido de consumir mais recursos e aproveitar menos os resíduos do que a média mundial. Então esse é um problema que precisa ser encarado de frente.”

No Brasil, 20 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos poderiam ser recuperado­s por ano com reciclagem, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o que representa cerca de 25% do total do lixo gerado. O País ocupa o quinto lugar na geração de lixo no mundo e, diante dos baixos índices de reaproveit­amento, contribui para o esgotament­o dos recursos naturais do planeta, segundo avaliação da entidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil