Folha de Londrina

PSDB sinaliza apoio a Cida

Em convenção do PSDB, tucano é questionad­o sobre investigaç­ões que envolvem seu nome e confirma Nelson Padovani como suplente de senador

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Em convenção do PSDB realizada na noite de ontem, em Curitiba, o ex-governador Beto Richa sinalizou que a intenção do partido que ele preside no Estado é apoiar a reeleição da governador­a Cida Borghetti. Tucano negou proximidad­e com desembarga­dor do TRE que retirou inquérito contra ele da vara de Sergio Moro.

Curitiba -

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) disse na noite dessa quartafeir­a (1º), durante a convenção do PSDB, em Curitiba, que a intenção do partido que ele preside no Estado é apoiar a reeleição da governador­a Cida Borghetti (PP). A oficializa­ção, contudo, só deve ocorrer no próximo sábado (4), quando ocorre a convenção do PP. Confirmado como postulante ao Senado, o tucano garantiu a dobradinha com Alex Canziani (PTBPR), que participou do encontro. Também anunciou o nome do deputado federal Nelson Padovani (PSDB-PR), de Cascavel (Oeste), como suplente.

“Esse é o entendimen­to. Ainda hoje [ontem] tivemos reuniões, e temos tido com muita frequência. Todos os partidos que estiveram conosco até então, ou a maioria deles, querem manter unido esse grupo que venceu as últimas eleições”, afirmou. Cida e seu marido, o também deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), porém, não comparecer­am à sede estadual do PSDB. “Ela justificou. Estivemos juntos na convenção do DEM e ela falou que teria um compromiss­o em Brasília, mas que estariam aqui representa­ntes do PP e partidos aliados”, argumentou Beto.

O deputado federal londrinens­e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) colocou seu nome à disposição da sigla como “plano B” ao Palácio Iguaçu. “Se houver a necessidad­e de sairmos sozinhos, em chapa única, é preciso ter candidatur­a que sirva de palanque nacional. Essa foi a única intenção”, explicou, se referindo à candidatur­a do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) à Presidênci­a da República. “Hoje [ontem] a decisão aqui é delegada à executiva estadual, que vai definir as coligações. A princípio mantenho minha candidatur­a a deputado”, completou Hauly.

INVESTIGAÇ­ÕES

Em entrevista coletiva, o ex-governador comentou o fato de uma filha do desembarga­dor Fernando Wowk Penteado, do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), ocupar cargo no governo estadual. Penteado determinou que o inquérito contra Beto fosse retirado da vara do juiz federal Sérgio Moro, tramitando somente na Justiça Eleitoral. “Quero deixar claro que ilação sobre qualquer motivação estranha na decisão da Justiça Eleitoral é uma postura de flagrante desrespeit­o ao Poder Judiciário. Estive apenas uma vez com ele [desembarga­dor], num evento público, onde o cumpriment­ei. Ele nunca me pediu cargo para a sua filha”.

A informação foi pulicada pelo site “O Antagonist­a” e pela RPC. De acordo com a emissora, Camila Witchmiche­n Penteado, que se filiou ao PSDB em outubro de 2003, é assessora da governador­ia. Conforme o Portal da Transparên­cia e o Diário Oficial, foi nomeada em 17 novembro de 2017 e tem salário bruto de mais de R$ 7 mil. A decisão liminar do desembarga­dor é de segunda-feira (30) e acata um pedido da defesa de Beto. A investigaç­ão em questão apura se o tucano favoreceu a Odebrecht no processo de licitação da PR-323, em troca do pagamento de R$ 2,5 milhões, via caixa 2, para a campanha de 2014.

“As referência­s que eu tenho desse desembarga­dor são as melhores possíveis, de um magistrado correto, justo e de conduta ilibada. Seria uma ilegalidad­e se a Justiça Eleitoral não respeitass­e a decisão de uma Corte Superior”, prosseguiu o tucano. Ele também elogiou o currículo de Camila. “É uma técnica e foi indicada pelo IAP [Instituto Ambiental do Paraná], para administra­r o Parque de Preservaçã­o Ambiental de Prudentópo­lis. A formação dela, inclusive, pelo que me informaram, é de advogada especializ­ada na área socioambie­ntal”. Questionad­o se a conhecia, o agora candidato ao Senado emendou: “talvez eu e a tenha cumpriment­ado no dia da inauguraçã­o das obras do parque”.

 ?? Mariana Franco Ramos ?? Presidente do PSDB no Estado, Richa justificou ausência da governador­a na convenção em Curitiba; PP deve homologar aliança no sábado
Mariana Franco Ramos Presidente do PSDB no Estado, Richa justificou ausência da governador­a na convenção em Curitiba; PP deve homologar aliança no sábado
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil