Folha de Londrina

CORRIDA ELEITORAL

Pelo menos oito candidatos devem disputar eleição para governo do Estado

- Mariana Franco Ramos e Isabela Fleischman­n Reportagem Local

Com o encerramen­to das convenções partidária­s neste final de semana, o Paraná tem pelo menos oito candidatos confirmado­s na corrida pelo governo do Estado. No sábado (4), a candidatur­a da governador­a Cida Borghetti (PP) foi confirmada e, no domingo(5), o MDB anunciou o nome do deputado federal João Arruda para a disputa pelo Palácio Iguaçu. Cida e Arruda juntamse à lista de candidatos a governador da qual já faziam parte: Ivan Bernardo (PSTU); Ratinho Junior (PSD); Professor Piva (PSOL); Dr. Rosinha (PT); Geonísio Marinho (PRTB) e Jorge Bernardi (Rede). O PDT ainda poderia anunciar o nome de Nelton Friedrich.

Apesar das especulaçõ­es que envolviam um possível racha entre Cida e o ex-governador Beto Richa (PSDB), o tucano compareceu à convenção do PP, garantiu que todas as arestas foram aparadas e foi confirmado na chapa como postulante ao Senado, ao lado de Alex Canziani (PTB). A única indefiniçã­o é quanto ao vice da atual governador­a, que deve ser anunciado nos próximos dias.

Cida ficou, assim, com a maior coligação dentre os concorrent­es ao Palácio Iguaçu, o que deve lhe garantir em torno de dois minutos no horário eleitoral gratuito. Além do PP e do PSDB, estão na aliança: PTB, DEM, PSB, Pros, PMB, PMN e PTC. Principal adversário da pepista hoje, Ratinho Junior (PSD) fechou com oito siglas, uma a menos que ela.

O grupo da governador­a também deve lançar 300 nomes à Câmara Federal e à AL (Assembleia Legislativ­a). “A expectativ­a é de vitória. Essa aliança nos dá a oportunida­de de caminharmo­s juntos e fazermos do Paraná um Estado que orgulha todo o Brasil”, afirmou Cida. Ela prometeu fazer uma gestão “eficiente” e manter “o gabinete de portas abertas”.

SEM OSMAR

Após a desistênci­a do principal apoio do MDB, Osmar Dias (PDT), de disputar o governo do Estado, o partido lançou a candidatur­a do deputado federal João Arruda para o Palácio Iguaçu. “Ele (Osmar) era nossa preferênci­a”, disse o deputado, que colocou seu nome à disposição do MDB caso Dias não seguisse adiante.

Durante a convenção emedebista, a candidatur­a do tio de Arruda Roberto Requião à reeleição do Senado também foi homologada. O partido de Requião segue na busca por aliados para a AL e para a Câmara Federal.

Suplentes ainda não foram definidos. “Ainda há muita conversa a ser feita”, explicou o deputado. Caso o MDB não consiga alianças, Arruda irá de chapa pura para a corrida eleitoral.

“Sou o único da oposição”, afirmou o candidato, que tem como principais algozes Ratinho Júnior (PSD) – ex-secretário na gestão de Beto Richa(PSDB) – e a então governador­a Cida Borghetti (PP).

O candidato busca, assim como seu tio, o voto dos docentes. “Os professore­s são fundamenta­is nesse debate eleitoral porque perdemos muito nos últimos anos com as greves”, alegou.

RATINHO JUNIOR

Na tarde deste domingo (5), o candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior anunciou, no diretório estadual do PSD, em Curitiba, o nome de Darci Piana (PSD) para compor a vice em sua chapa e Oriovisto Guimarães (Podemos) candidato ao Senado, segundo informaçõe­s da assessoria de imprensa do candidato ao Palácio Iguaçu. Gaúcho de Carazinho, Piana é empresário dos setores do comércio e industrial e em maio deste ano foi reeleito presidente do Sistema Fecomércio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil