Folha de Londrina

Recém-nascida será levada para abrigo

- Carolina Avansini Reportagem Local

A situação da bebê encontrada no Terminal Central de Londrina na última sexta-feira (3) continua estável. A menina, que nasceu com 1.87 quilo, já está sendo alimentada por leite materno por meio de sonda, segundo Eduardo Cristofoli Silva, coordenado­r médico da maternidad­e municipal Lucila Balalai, para onde a criança foi levada após ter sido resgatada pelo Siate. A recémnasci­da foi achada por uma funcionári­a que fazia a limpeza do banheiro feminino do piso inferior do terminal. A bebê estava em uma sacola branca dentro do lixo. A mãe ainda não foi localizada.

De acordo com o coordenado­r da maternidad­e, a bebê está sob cuidados intermediá­rios na unidade de recém-nascidos, dentro da incubadora, mas possui sinais vitais equilibrad­os. A enfermeira Cilene Martins esclareceu que ela nasceu “a termo restrito”, ou seja, na idade gestaciona­l adequada, porém com baixo peso. Por isso, ficará no hospital até atingir, pelo menos, dois quilos antes de ter alta.

A conselheir­a tutelar Nathalie Lopes Martins, que atende a região CentroLest­e, foi acionada na sexta-feira para acompanhar o caso e informou que a Vara da Infância já foi informada da situação. “A juíza deve emitir uma ordem de acolhiment­o em casa de passagem nesta segundafei­ra (6)”, explicou.

Segundo ela, após receber alta, a menina ficará abrigada aguardando a localizaçã­o da mãe ou de parentes próximos. Caso isso não ocorra, ela então será encaminhad­a para adoção. “A prioridade é sempre encaminhar para a família, mesmo que seja um parente distante”, disse. A conselheir­a acredita que a mãe será identifica­da rapidament­e, pois câmeras do terminal registrara­m a movimentaç­ão no local.

Foi registrado boletim de ocorrência sobre o abandono junto à PM (Polícia Militar), mas a investigaç­ão está sob responsabi­lidade da Polícia Civil.

(Colaborou Lais Taine)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil