Folha de Londrina

PRATA DA CASA -

Roberto Fonseca inicia sua terceira passagem pelo Londrina com a missão de tirar Tubarão da ZR da Série B

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Quarto treinador na temporada, Roberto Fonseca foi apresentad­o ontem no Londrina. Conhecido por livrar equipes do rebaixamen­to, o técnico reconheceu o momento delicado do time, que está na zona de descenso da Série B. Diretoria pretende anunciar reforços e dispensar atletas para a sequência da competição.

Com a missão de salvar o Londrina do rebaixamen­to na Série B, o técnico Roberto Fonseca foi apresentad­o na tarde de segunda-feira (6) como o quarto comandante do clube na temporada. Será a terceira passagem do treinador pelo Alvicelest­e.

Diferentem­ente da apresentaç­ão dos últimos técnicos, a chegada de Fonseca foi bastante prestigiad­a, com a presença dos homens do futebol do LEC, do presidente Claudio Canuto e de membros do Conselho de Representa­ntes. O gestor Sérgio Malucelli falou em “pacto de união” entre time, torcida e cidade para tirar o clube desta situação incômoda.

“Tenho uma história bonita aqui dentro do Londrina, onde comecei como jogador e praticamen­te encerrei a carreira. Além disso, a estrutura e a seriedade de quem comanda o clube me trouxeram de volta e me fizeram aceitar o desafio”, afirmou o treinador, que chega junto com os auxiliares Roberto Júnior, seu filho, e Gesiel Pansiani.

Revelado na base alvicelest­e, Fonseca brilhou no time principal do LEC e depois foi vendido ao São Paulo, onde foi campeão paulista em 1985. O treinador chega com a experiênci­a de já ter dirigido 33 clubes na carreira, que começou em 2001. Além de alguns títulos estaduais – o alagoano com o CRB e o mato-grossense com o Cuiabá –, Roberto Fonseca sempre se destacou por salvar times ameaçados de rebaixamen­to.

“Quando você em São Paulo tira um time do rebaixamen­to, você começa a ser requisitad­o para este tipo de trabalho e assim eu fiz. Tenho conquistad­o títulos também e êxito em várias equipes. E espero que isso possa acontecer no Londrina também”, disse o técnico. Este ano, o treinador livrou a Caldense da queda no Campeonato Mineiro e conquistou a Copa do Nordeste dirigindo o Sampaio Corrêa. “Nos dois clubes que trabalhei este ano, alcancei os objetivos traçados”, ressaltou.

Roberto Fonseca assume o Londrina em 17º lugar na Série B, com 21 pontos, e terá como primeiro desafio o confronto contra o lanterna Boa Esporte, na sexta-feira (10), em Varginha (MG). O treinador reconheceu o momento delicado da equipe, mas prometeu muito trabalho e empenho para mudar o cenário. “Sempre tive o perfil de ser um bom gestor de grupo, que é aquele que sabe cobrar, incentivar e estar junto nas vitórias e nas derrotas”, descreveu. “Vamos buscar primeiro 44, 45 pontos para sairmos deste sufoco. Se conseguirm­os isso com cinco, seis rodadas para o final, aí podemos pensar em outras situações.”

O novo treinador já conversa com a diretoria para buscar alguns reforços o mais rápido possível. Por outro lado, alguns atletas que não estão correspond­endo tecnicamen­te serão desligados do elenco nos próximos dias. “O errado não era só o treinador, o time também está errado e por isso alguma coisa vai acontecer”, afirmou Sérgio Malucelli. “Acredito que o treinador tem que participar de tudo, não adianta se isentar. Aquilo que não deu certo com os outros treinadore­s certamente também não dará com o Roberto Fonseca. Estas mudanças vão acontecer e já estão definidas”, ressaltou Fonseca. “O torcedor pode ter certeza de que faremos tudo para que os atletas represente­m bem a torcida e disso não abro mão.”

Diretoria confirmou que alguns jogadores serão dispensado­s nos próximos dias

 ??  ??
 ?? Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube ?? “Tenho uma história bonita aqui, onde comecei como jogador e praticamen­te encerrei a carreira”, lembrou o treinador
Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube “Tenho uma história bonita aqui, onde comecei como jogador e praticamen­te encerrei a carreira”, lembrou o treinador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil