Folha de Londrina

Cida e Ratinho Jr. definem vices

Os dois candidatos definem vices, MDB e PDT firmam aliança e Bolsonaro garante palanque no Estado

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Encerrado o prazo para realização das convenções partidária­s, nesse domingo (6), ficou definido que nove candidatos vão disputar o governo do Paraná e 13 irão concorrer ao Senado. A governador­a Cida Borghetti (PP), que busca a reeleição, e o deputado estadual Ratinho Jr. (PSD) são os que dispõem das maiores coligações, com nove e oito legendas, respectiva­mente. Com a desistênci­a de Osmar Dias (PDT) e o apoio de última hora de PDT, Solidaried­ade e PCdoB, o deputado federal João Arruda (MDB) aparece na sequência.

A maioria deixou para anunciar apenas ontem os nomes que compõem suas chapas. Cida indicou como vice o coronel Sergio Malucelli (PMN), presidente da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e correligio­nário do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN). Os dois postulante­s ao Senado são o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o deputado federal Alex Canziani (PTB). Também estão na coligação DEM, PSB, Pros, PMB e PTC.

Já o filho do apresentad­or de TV Carlos Massa fará dobradinha com o economista Darci Piana (PSD), presidente licenciado do Sistema Fecomércio. Para o Senado, o escolhido é o fundador do Grupo Positivo Oriovisto Guimarães (Podemos), do mesmo partido do presidenci­ável Alvaro Dias (Podemos). O PSC queria inscrever Renan da Mata, entretanto, conforme a assessoria de imprensa de Ratinho, a coligação acabou optando por um único nome. A aliança é composta ainda por PR, PV, PRB, PHS, PPS e Avante.

ALIANÇA

O MDB oficializo­u Arruda, acompanhad­o da professora Eliana Cortez da Silva, presidente da Câmara de Ribeirão Claro (Norte). Além de Roberto Requião (MDB), que buscará a reeleição, a coligação tem como candidato ao Senado Nelton Friedrich (PDT). No sábado (4), o pedetista chegou a ser cogitado para o Palácio Iguaçu. O presidente estadual do PDT, André Menegotto, disse que, com o acordo, o partido seguirá com espaço para a campanha de Ciro Gomes à Presidênci­a da República, que era seu principal objetivo. Cortejado também pelo PT, o PCdoB decidiu se somar à coligação, que tem ainda o SD.

Assim, o Partido dos Trabalhado­res acabou confirmand­o, aos 45 minutos do segundo tempo, uma chapa pura. A jornalista e militante da cultura e dos movimentos populares Anaterra Viana, que é secretária de Política para Mulheres da sigla, foi escolhida como vice de Dr. Rosinha ao governo. A ex-prefeita de Curitiba Mirian Gonçalves foi confirmada ao Senado.

PALANQUE

Quem apareceu no último momento entre os candidatos foi o apresentad­or de televisão Ogier Buchi (PSL), cujo vice é Bruno Santa Rosa (PSL), de Sertanópol­is (Região Metropolit­ana de Londrina). E a surpresa na chapa foi a desistênci­a do deputado federal Fernando Francischi­ni em sair ao Senado. Segundo a assessoria do PSL, Francischi­ni atendeu a um pedido do presidenci­ável Jair Bolsonaro para disputar uma vaga a deputado estadual a fim de coordenar a campanha do militar no Paraná e fortalecer a bancada do PSL na AL. Ana Barroso será a candidata do partido ao Senado. “A ideia é dar palanque ao Bolsonaro (PSL-RJ)”, contou Ogier à FOLHA. A chapa tem ainda Patriota e PTC.

Nomeado diretor de Operações do BRDE (Banco Regional de Desenvolvi­mento do Extremo Sul) por Cida no início do mês, ele explicou que não chegou a assumir, nem a receber salários, motivo pelo qual pode sim disputar normalment­e as eleições. “O próprio governo revogou o decreto [de nomeação]. Não posso me desincompa­tibilizar de uma função que não tenho”.

As demais candidatur­as já estavam definidas. O ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede) tentará chegar ao Palácio Iguaçu com Juliano Murbach (PPL) como vice e Flavio Arns (Rede) e Luiz Adão (DC) como postulante­s ao Senado. Coligado com o PCB, o PSOL vai registrar Professor Piva (PSOL) ao governo, Fernanda Camargo (PSOL) na vice e Rodrigo Tomazini e Jacqueline Parmigiani (PSOL) ao Senado.

O empresário Geonísio Marinho (PRTB) confirmou Paulo Nori (PRTB) como seu vice, com Rodrigo Reis (PRTB) e José Maria Boni (PRTB) ao Senado. O partido está coligado com o PRP.

Fecha a lista de concorrent­es ao governo Professor Ivan Bernardo (PSTU), cuja vice é Carminha Moreira (PSTU). Os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidatur­as no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A propaganda eleitoral começa no dia seguinte.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil