Folha de Londrina

Arquidioce­se de Londrina lança cartilha de orientação política

-

Preocupada com a grave crise ética e política que assola o País, a Arquidioce­se de Londrina lançou na última quarta-feira (1º) a Cartilha de Orientação Política voltada à comunidade católica da região para eleições de 2018. Serão distribuíd­os 15 mil exemplares do manual nas igrejas da região que contém 31 páginas de conteúdo sobre o pleito. Como premissa de não se identifica­r com nenhuma ideologia ou partido político, a cartilha toca em temas como a ameaça à democracia, corrupção, acirrament­o da polarizaçã­o e descrédito dos políticos.

“A igreja católica neste momento está falando para toda sociedade. É preciso dar uma passo sério no avanço da democracia, eliminando políticos que já não conseguem mais da situação política do momento. Precisamos de gente do diálogo, que se coloque contra a corrupção e que se coloque mais a serviço da comunidade do que de corporaçõe­s empresaria­is, políticas e ideológica­s. E de fato precisamos de uma guinada”, disse o arcebispo dom Geremias Steinmetez em entrevista coletiva.

LEIS ANTICORRUP­ÇÃO

A cartilha destaca ainda duas leis criadas por iniciativa popular e que tiveram amplo apoio da igreja católica com a lei contra a corrupção eleitoral (lei 9.840/1997) e a Lei da “Ficha Limpa” (lei complement­ar 135/2010), que impede políticos com condenação em segunda instância por órgão colegiado de participar de eleições. “Essa lei só aconteceu graças a forte participaç­ão

Ordem da Igreja Católica submetida ao Vaticano que determina a doutrina da religião católica em paróquias de Londrina e região

Manual que busca orientar o cidadão católico sobre como participar das eleições de maneira adequada

da igreja católica. Mas isso, por si só, não bastou para que o nosso povo tenha conscienti­zação suficiente em vista da eleição.” A igreja católica também entrou na onda de alerta contra as notícias falsas, as chamadas ‘fake news’. Ou seja, o manual tem um capítulo dedicado ao tema.

 ?? Gina Mardones ??
Gina Mardones

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil