Folha de Londrina

Setor define eixos para discussão com próximo governo

- (A.M.P.)

São Paulo - O setor do agronegóci­o traçou seis eixos para discussão com os candidatos a Presidênci­a da República: fundamento­s, governança, mercado, inovação, sustentabi­lidade e imagem.

Esses eixos foram discutidos para elaboração do Plano Do Estado Brasil 2030 e levam em consideraç­ão a demanda global, segurança jurídica macroeconô­mica global; governança no sentido de garantias de preços; mercado com discussão das iniciativa­s de protecioni­smo de grandes players como os Estados Unidos; inovação com marcos regulatóri­os de recursos e defesas sanitárias; gestão do sistema cooperativ­ista; sustentabi­lidade com foco em biomassa barata e insumos.

As prioridade­s do campo foram tema do painel Novos governos e prioridade. O diretor de relações institucio­nais da Corteva, Augusto Moraes, afirmou que o novo governo precisará ter vontade e agilidade para fazer mudanças regulatóri­as, principalm­ente alinhadas com o mercado externo e órgãos regulatóri­os estrangeir­os, para que o agricultor possa inovar.

O novo governo, na avaliação de Murilo Parada, CEO Louis Dreyfus Company Brasil, tem como desafio criar regras claras para investir em transporte. Parada afirmou que o futuro governo precisa debater o corredor de exportação do Norte, criando condições de resolver o gargalo da exportação via região Norte, e também discutindo o modal rodoferrov­iário da região Sul.

O ministro da Agricultur­a Roberto Rodrigues, coordenado­r do GAgro da FGV, ressaltou que o plano de estado não pode ficar apenas no papel e instigou o setor a trabalhar para que seja implementa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil