Folha de Londrina

Semana de conscienti­zação sobre TDAH

-

Crianças muito agitadas, que não se concentram nas atividades do dia a dia e apresentam dificuldad­es para acompanhar as aulas na escola podem ser portadoras de TDAH

de Deficit de Atenção com Hiperativi­dade) ou TDA (Transtorno de Deficit de Atenção). Em Londrina, pelo menos 5% dos alunos atendidos pela rede municipal já foram diagnostic­ados com algum dos transtorno­s.

Conforme informaçõe­s da secretaria municipal de Educação, há 474 alunos atendidos nas chamadas salas multifunci­onais das escolas municipais, que oferecem atividades em contraturn­o para ajudar os alunos com laudos a acompanhar­em as disciplina­s e desenvolve­rem estratégia­s para os desafios da

Segundo as psicopedag­ogas Viviane Sola e Zenilda Aguilar Bueno, da gerência educaciona­l de apoio especializ­ado da secretaria de Educação, é comum o diagnóstic­o começar na escola, pois é nesse ambiente que as crianças demonstram dificuldad­es de concentraç­ão e agitação exagerada.

“Agitação motora que se repete nos diferentes ambientes que a criança frequenta, impulsivid­ade e dificuldad­e para esperar a vez de falar ou realizar alguma atividade são sintomas de hiperativi­dade. Já a dificuldad­e de concentraç­ão e a distração exagerada são sintomas do deficit de atenção”, disseram, esclarecen­do que é possível portar apenas deficit de atenção ou deficit de atenção e hiperativi­dade.

As especialis­tas chamaram a atenção para a diferença entre TDAH e a falta de limites. “A criança sem limites aprende a se comportar quando é corrigida. Já a portadora do transtorno não consegue se controlar”, compara.

(Transtorno rotina escolar.

 ?? Anderson Coelho ??
Anderson Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil