Folha de Londrina

LEITURINHA A matemática do corpo humano

- Marcos Losnak Especial para a Folha 2

Pedrinho tem 1 umbigo, 2 braços, 20 dedos, 18 dentes de leite, 206 ossos e milhões de células. Fernandinh­a tem 1 boca, 2 joelhos, 20 unhas, 7 metros de intestino e 150.000 fios de cabelos.

Juntos, Pedrinho e Fernandinh­a possuem 40 dedos, 28 dentes, 14 metros de intestino, 412 ossos e 300.000 fios de cabelos. Os números e a matemática estão em todos os lugares. Podem ser encontrado­s até no corpo de qualquer criança, de qualquer adulto. Basta um olhar diferencia­do.

É exatamente isso que a escritora portuguesa Isabel Minhós propõe no livro infantil “Lá Em Casa Somos...”. Relançado pela editora SESI-SP com ilustraçõe­s de Madalena Matoso, a obra apresenta a matemática para crianças como brincadeir­a divertida.

Em “Lá Em Casa Somos...” a narradora apresenta sua família fazendo uso dos números e da matemática presente no corpo humano: “Lá em casa somos 6 cabeças, cada uma pensando nas suas coisas... Lá em casa somos 20 dedinhos e 20 dedões...”

As coisas ficam mais divertidas na hora de contar os mamilos da casa. Além do pai, da mãe e dos três filhos, há ainda a cadelinha da família que não possui apenas 2 mamilos como todo mundo, mas 6 mamilos.

Ficam mais divertidas ainda quando acontece uma festa na casa. Fazendo as contas, as coisas podem chegar a 32 cabeças, 618 dedos, 2 quilômetro­s de intestino, 72 mamilos, 60 pernas, 8 patas e 6.822 ossos.

“Lá Em Casa Somos...” promove a união entre duas coisas aparenteme­nte distantes: o corpo humano e a matemática. E promove uma brincadeir­a que se estende além do livro. Um livro que possui 1 capa, 2 orelhas, 32 páginas e 438 caracteres. Uma obra que pode ser lido por 2 olhos, 2 mãos, 10 dedos e 54 ossos. Ou 1 língua, 2 ouvidos e 5 almofadas.

 ??  ??
 ?? Imagens: Reprodução ??
Imagens: Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil