Folha de Londrina

PREMIADA -

A cantora se apresenta ao lado dos Solistas de Londrina; no programa, Gershwin, Bach e Villa-Lobos

- Reportagem Local

Cantora e pianista, Clarice Assad se apresenta hoje no Teatro Ouro Verde. Programa contempla obras autorais e composiçõe­s clássicas. Concerto, com participaç­ão da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, faz parte da programaçã­o da 7a Mostra de Música de Câmara.

Cantora, compositor­a, arranjador­a e pianista, Clarice Assad se apresenta pela primeira vez em Londrina nesta quinta-feira (9), ao lado da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, no Teatro Ouro Verde. Sob regência do maestro Evgueni Ratchev, o concerto faz parte da programaçã­o da 7ª Mostra de Música de Câmara, organizada pela Artis Colégium Associação Cultural e tem o patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

O programa da noite contempla obras autorais de Clarice Assad (Suite for Lower Strings para cordas e Solos), e composiçõe­s de J. S. Bach (Concerto de Bradenburg­o n.3 para cordas), H.Villa-Lobos (Bachianas n.5, arr. Clarice Assad), P.Mascagni (Intermezzo Sinfônico da Cavalleria Rusticana para cordas arr. Clarice Assad). Clarice Assad também emprestará sua bela voz para interpreta­r obras de George Gershwin (The Man I Love, It Ain´t Necessaril­y So, Summertime e Strike Up Bend).

UMA ARTISTA PREMIADA

A carioca Clarice Assad é filha de Sérgio Assad e iniciou carreira artística cantando jingles para comerciais publicitár­ios, tocando e compondo para peças. Reside nos Estados Unidos desde 2002 e em sua trajetória recebeu prêmios importante­s como o The Aaron Copland Award, prêmios da ASCAP, Van Lier Fellowship, por meio da associação americana de compositor­es Meet the Composer, além de uma indicação ao Grammy 2009, com melhor obra clássica contemporâ­nea. Clarice teve obras encomendad­as pela Osesp, Carnegie Hall, Albany Symphony, Cabrillo Festival of Contempora­ry Music, New Century Chamber Orchestra, Opus One e SOLI Music Ensemble e New Music USA. Sua música de câmara foi gravada por músicos como o violonceli­sta Yo-Yo Ma, violinista Nadja Salerno-Sonnenberg, o grupo vocal Chanticlee­r, a flautista Eugenia Zuckerman e o Turtle Island Quartet.

Como intérprete de música popular, Clarice se apresenta em recitais solo, com a Família Assad, com seu grupo “Off The Cliff”, e em duo com o percussion­ista Keita Ogawa. Lançou seis CDs, todos por selos norte-americanos de jazz: “Invitation” (2003), “Love all that it is “(2007), “Home( 2012) e “Imaginariu­m” (2014), “Live at tbe Deer Head Inn” (2015) e “Relíquia”, (2016) este em duo com seu pai Sérgio, do Duo Assad. Como educadora, em parceria com Andrea Santiago, idealizou o projeto “VOXplorati­on em cena”, oficina de improvisaç­ão musical e cênica, que teve sua primeira edição nos Estados Unidos e no Brasil foi mostrado em algumas entidades culturais.

Neste ano, Clarice participou como compositor­a no “New York Festival of Song”, com a estreia de “Dreamscape­s” pela violinista Eena Urioste com a American Composers Orchestra. Sua agenda prevê concertos em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, além da premiére de seu concerto para dois violões pelo Brasil Guitar Duo, na Polônia, Itália, França e Dinamarca. Até o final do semestre, ela tem previsto o lançamento de dois CD’s pela Cedille Records: um com “Sin Fronteras”, música para balé e orquestra comissiona­da pela Chicago Sinfoniett­a para o CerquaRive­ra Dance Group, e o outro “Metamorfos­e”, obra escrita em 2015 que trará o violista Matthew Lipman com a orquestra de câmara da Sociedade de Música do Lincoln Center.

 ?? Elis Ribeirete/Divulgação ??
Elis Ribeirete/Divulgação
 ?? Elis Ribeirete/Divulgação ?? A premiada artista se apresenta em concerto da 7ª Mostra de Música de Câmara
Elis Ribeirete/Divulgação A premiada artista se apresenta em concerto da 7ª Mostra de Música de Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil