Folha de Londrina

Municípios devem incentivar a sustentabi­lidade no consumo

-

Priorizar o consumo local é uma medida especialme­nte relevante quando um órgão público ou uma empresa opta por buscar fornecedor­es regionais. É um princípio do consumo consciente e da sustentabi­lidade, exemplo que foi mostrado em Londrina nesta semana, durante rodada de negociação promovida pela prefeitura entre sete instituiçõ­es de saúde e de empresário­s e produtores rurais. Iniciativa do programa Compra Londrina e do grupo Salus (Saúde Londrina União Setoril) teve como objetivo deixar para Londrina uma fatia maior dos R$ 185,4 milhões em compras feitas pelas instituiçõ­es de saúde. Do lado dos compradore­s, participar­am representa­ntes da prefeitura, do Consórcio Intermunic­ipal de Saúde do Médio Paranapane­ma, Instituto do Câncer de Londrina, Hospital Universitá­rio, Irmandade Santa Casa, Hospital Evangélico e Hoftalon, responsáve­is pela rede de atendiment­o do SUS local e regional.

Durante a negociação, alguns hospitais perceberam que podem aumentar a participaç­ão dos fornecedor­es locais nas suas compras. Gêneros alimentíci­os e material de escritório e limpeza são áreas com grandes chance de cresciment­o. Foi um encontro importante para que os fornecedor­es conhecesse­m o mercado de saúde em Londrina e, por outro lado, as empresas descobriss­em novas opções de fornecedor­es.

Uma aproximaçã­o bastante válida, até para que um conheça as dificuldad­es e as necessidad­es do outro. O comprador quer preço e qualidade e o vendedor local tem a seu lado as vantagens logísticas. A reunião apontou críticas em relação à prefeitura, lembrando que a demora da renovação de alvarás da Vigilância Sanitária dificulta a participaç­ão de empresas locais nos processos de licitação. Um estudo recémdivul­gado pela Fundação Certi, encomendad­o pelo Sebrae, mapeou a existência, em Londrina, de 3.721 empresas com serviços e produtos dedicados à saúde. É um segmento importante para a cidade.

A compra sustentáve­l é uma forma de adequar as empresas e órgãos públicos às questões ambientais, diminuindo o impacto ao meio ambiente e benefician­do a produção local.

O comprador quer preço e qualidade e o vendedor local tem a seu lado as vantagens logísticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil