Folha de Londrina

“O Pintinho Ruivo de Raiva” será lançado neste sábado

Escritor Anderson Novello lança neste sábado (11) em Londrina sua nova obra infantil, “O Pintinho Ruivo de Raiva”, com contação de histórias e brincadeir­as

- Mateus Reginato Estagiário*

PÁG.3

Oescritor Anderson Novello estará em Londrina neste sábado (11) para o lançamento de seu novo livro infantil, “O Pintinho Ruivo de Raiva”. O evento é gratuito e será realizado na Loja Ciranda (rua Hugo Cabral, 656), a partir das 10h, com direito a contação de histórias e brincadeir­as, além de um bate-papo com o autor.

A obra é inspirada na conhecida história infantil da Galinha Ruiva, na qual a personagem pede ajuda para preparar um bolo e ninguém se dispõe a ajudá-la. Quando o bolo ficou pronto, os mesmos que não puderam ajudar quiseram comer. Desse conto, nasce “O Pintinho Ruivo de Raiva”, filho da Galinha Ruiva. O livro é uma carta da mãe para o filho, que, ao fazer um bolo, relembra o episódio, da primeira vez em que o pintinho experiment­ou a sensação de raiva, ao ver a mãe não receber qualquer ajuda. Em um clima que remonta à década de 1980, a Galinha Ruiva traz à lembrança outras histórias relacionad­as à raiva e à forma como o filho lidou com ela.

“É uma leitura cheia de afetos, lembranças, amor e saudades. Muitas pessoas cresceram ouvindo essa história da Galinha Ruiva. Ela fez parte da minha infância”, diz Novello. “A raiva é um sentimento humano e um dia as crianças precisarão vivenciar isso. O livro é uma oportunida­de de crianças e pais conversare­m sobre sentimento­s de vergonha, raiva e saudade”, explica.

O livro tem ilustraçõe­s vibrantes da premiada Bruna Assis Brasil, conhecida pelos desenhos em “Malala, a menina que queria ir para a escola”, versão infantil da história da vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

Novello também é autor de “A Bruxa de Batom Borrado” e de “Filomenos: o Cabrito Aflito”. O primeiro conta a história de uma bruxa que não faz mal a ninguém e só quer viver uma vida tranquila, lendo revistas de moda, tomando chá e passando batom. O problema são as crianças que moram eu sua rua, que sempre inventam alguma coisa para atrapalhar a bruxa em seu diário ritual de passar batom. Já “Filomenos: o Cabrito Aflito” foi lançado esta semana pelo escritor na 25ª Bienal Internacio­nal do Livro de São Paulo.

Além da literatura infantil, Novello ministra palestras, oficinas e aulas por todo o País sobre leitura, contação de histórias e técnicas de apresentaç­ão em público.

* Supervisão: Célia Guerra, editora (interina) Folha2

 ?? Reprodução ?? “O livro é uma oportunida­de de crianças e pais conversare­m sobre sentimento­s de vergonha, raiva e saudade”,diz o autor
Reprodução “O livro é uma oportunida­de de crianças e pais conversare­m sobre sentimento­s de vergonha, raiva e saudade”,diz o autor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil