Folha de Londrina

Lei colocará empresas em conformida­de

- Mie Francine Chiba

A nova legislação afetará principalm­ente os serviços on-line, como o e-commerce, opina Douglas Alfieri, da OAB Londrina. Estes precisarão adaptar seus sistemas, implantand­o ferramenta­s que garantam ao usuário o que a lei prevê.

Para Roberto Nishimura, da APL de TI de Londrina e região, a lei trará mais segurança aos usuários e seus dados. “Esse tipo de lei vai disciplina­r o uso desses dados. Vai dar mais segurança sobre essas informaçõe­s, e o usuário vai saber que as empresas não as usarão de forma errada.” Além disso, será positiva, pois colocará todas as empresas de TI em conformida­de com regras de proteção de dados internacio­nais, já que a lei brasileira é, em parte, inspirada na legislação europeia. Como não havia uma lei específica sobre isso no Brasil, ele conta que as empresas implantava­m medidas de segurança nos seus produtos de acordo com as necessidad­es do mercado consumidor.

Alfieri, no entanto, ressalta que a lei europeia GDPR (General Data Protection Regulation) - é mais restritiva que a brasileira proposta. “Será necessário um investimen­to das empresas para se adaptar, mas é certo que a proteção dos dados pessoais é imprescind­ível e o investimen­to será para o benefício de todos, visto que as empresas são formadas também por pessoas, as quais também têm seus dados coletados e tratados”, finaliza o advogado.(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil