Folha de Londrina

Acervo de Guiomar Novaes fica no Instituto do Piano

- João Luiz Sampaio/ AE

Dona Ney Ávila privou da intimidade da pianista brasileira Guiomar Novaes, uma das mais importante­s artistas brasileira­s, de quem foi secretária. Nos últimos anos, viveu sozinha em Piracaia, no interior de São Paulo, onde morreu em 2017. O novo proprietár­io de sua casa, ao chegar ao imóvel, encontrou papéis referentes à pianista. Na internet, ficou sabendo do Instituto do Piano Brasileiro e procurou Alexandre Dias para lhe entregar o material.

Já seria um acervo muito valioso, mas a história não para por aí. Pouco depois, um vizinho, indo à padaria, viu uma caçamba de lixo em frente da casa. E percebeu a presença de mais alguns papéis. A história chegou a Nelson Freire, grande admirador da pianista, e ele entrou em contato com Dias. “A primeira parte já tinha 2 mil páginas, e essa agora é ainda maior”, diz Dias. “Vamos digitaliza­r tudo o que foi encontrado.”

No IPB, Dias conta com a ajuda de alguns pesquisado­res parceiros, mas, sem patrocínio, depende de uma campanha de crowdfundi­ng para bancar o trabalho, além de investir do próprio bolso no projeto. “Cada material é importante. Quando a última edição de uma obra desaparece, é como um animal que entra em extinção. Mas, mais do que isso, no momento em que tudo é catalogado e digitaliza­do, é possível cruzar informaçõe­s, entender a história do piano no Brasil, descobrir novos repertório­s, oferecê-los a artistas”, explica ainda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil