Folha de Londrina

Família londrinens­e com mais saúde e mais unida

- Carolina Avansini

Na casa da família da estudante Renata Serrano Luppi e o do carteiro Edson Ferreira dos Santos, em Londrina, praticar esportes e manter bons hábitos alimentare­s é algo natural. O casal pratica corrida e, no dia a dia, sempre dá preferênci­a a alimentos naturais e caseiros. O exemplo dos pais foi incorporad­o pelos filhos Gabriel, 14, Rafael, 12, e Nicole, 9. “Não proibimos nenhum tipo de alimento, mas não compramos ‘porcaria’. Eles comem doces, salgadinho­s industrial­izados e refrigeran­tes quando saem com amigos ou vão em festinhas. Em casa preferimos o tradiciona­l arroz com feijão, carne, salada e frutas. Eles acostumara­m”, contam os pais.

Dar o exemplo foi fundamenta­l para as crianças desenvolve­rem bons hábitos. Luppi conta que o filho Rafael, por exemplo, não gosta muito de frutas. “Mas eu ofereço sempre e até corto ou misturo aveia para ele comer. Como não tem outra opção, ele acaba aceitando”, diz.

A corrida entrou na vida da família através de Santos, que jogava futebol e foi incentivad­o por amigos a começar o novo esporte. Logo convidou a esposa para acompanhá-lo. Os filhos ficaram curiosos sobre a atividade dos pais e também começaram a praticar. “No dia 19 de agosto eles participam pela segunda vez da corrida “kids” do batalhão da Polícia Militar em Maringá”, contam. Em uma das edições do evento, Nicole inclusive ficou no pódio. Antes de iniciar os treinos, a família inteira passou por exames médicos para atestar as condições de saúde para a prática esportiva.

Para eles, os cuidados com os filhos não são desculpa para adiar a corrida. “Vamos todos juntos, é simples”, ensinam. No dia a dia, eles também preferem lazer ao ar livre. “Buscamos contato com a natureza, fazemos caminhada e levamos as crianças junto. Para eles, é natural”, complement­am. Gabriel, o filho mais velho, inclusive demonstra preocupaçã­o com a própria alimentaçã­o, evita refrigeran­tes e já acompanha os pais nas corridas mais longas.

O resultado desse estilo de vida é uma família com mais saúde e também mais unida. “Nossos filhos quase não ficam doentes e, quando pegam um resfriado, por exemplo, saram rápido. O nosso custo com saúde é bem baixo”, exemplific­a Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil