Folha de Londrina

NOVO CICLO

Tite convoca 13 jogadores que disputaram a Copa do Mundo e chama Pedro, Paquetá e Arthur, entre outros

- Rafael Franco Vinicius Saponara Agência Estado São Paulo

Na primeira lista após a Copa da Rússia, Tite chama estreantes para amistosos em setembro; meia convocado tem família no Norte do Paraná

- Em sua primeira lista de convocados após a Copa do Mundo da Rússia, na qual o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica, o técnico Tite chamou na sexta-feira (17) 24 jogadores para os amistosos de setembro contra os Estados Unidos e El Salvador, ambos em solo norte-americano. O treinador convocou 13 jogadores que disputaram o Mundial e trouxe como principais novidades o atacante Pedro, do Fluminense, o meia Lucas Paquetá, do Flamengo, e o volante Arthur, do Barcelona e ex-Grêmio.

A seleção brasileira enfrentará no dia 7 de setembro, uma sexta-feira, a equipe dos EUA, às 21h05 (de Brasília), em Nova Jersey. Quatro dias depois, no dia 11, uma terça, os adversário­s do time nacional serão os salvadoren­hos, às 21h30 (também no horário de Brasília), em Washington.

Tite incluiu nesta sua convocação os seguintes 13 nomes que disputaram o último Mundial: o goleiro Alisson, do Liverpool; os laterais Fagner (Corinthian­s) e Filipe Luís (Atlético de Madrid); os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos (ambos do Paris SaintGerma­in); os meio-campistas Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea); e os atacantes Roberto Firmino (Liverpool), Douglas Costa ( Juventus) e Neymar (Paris Saint-Germain).

Já entre as novidades, além de Pedro, Paquetá e Arthur, figuram os zagueiros Dedé, do Cruzeiro, e Felipe, do Porto e ex-Corinthian­s, o meia Andreas Pereira, do Manchester United, e o atacante Éverton, do Grêmio. Além disso, o goleiro Hugo, do time sub-20 do Flamengo, foi chamado como um 24º nome para ganhar experiênci­a neste início de ciclo da seleção.

Antes da convocação de Tite, o coordenado­r de seleções da CBF, Edu Gaspar, informou que o goleiro Ederson, do Manchester City, seria convocado, mas alegou problemas pessoais para ficar fora desta lista. O dirigente também revelou que as duas próximas convocaçõe­s do time nacional serão nos dias 21 de setembro e 16 de outubro, assim como que o chefe de delegação brasileira nestes amistosos nos Estados Unidos será Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambuca­na de Futebol.

Para não prejudicar os times do Brasil que estão em retas decisivas de competiçõe­s nacionais, a CBF também optou por chamar no máximo um jogador por clube. E foram apenas seis nomes de atletas que hoje atuam no País convocados, sendo que um deles é o goleiro Hugo - além de Alisson, o outro jogador desta posição chamado por Tite nesta sexta foi Neto, do Valencia.

Tite renovou o seu contrato com a seleção brasileira para iniciar um novo ciclo que visa principalm­ente a Copa do Mundo do Catar, em 2022, e teve o seu trabalho à frente do time nacional valorizado depois de ter realizado grande campanha nas Eliminatór­ias Sul-Americanas e também obtido bons resultados em quase todos os amistosos desde que assumiu o comando da equipe, em junho de 2016.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil