Folha de Londrina

A presença da mulher na política é um desafio

-

As mulheres são maioria do eleitorado brasileiro, mas em 2018 continuam sendo uma parcela minoritári­a nas eleições. Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral dão conta de que, mesmo com cota mínima de verba destinada à campanha para as mulheres, o número de candidatas não avançou em relação a 2014. A reserva de 30% do fundo eleitoral para elas não parece ter se revertido em mais candidatur­as femininas.

Apenas 30,7% dos pedidos de registro para a disputa aos cargos de deputado estadual e 31,59% para as vagas de deputado federal são destinados às mulheres, conforme os primeiros dados divulgados pelo TSE. Pela legislação, ao menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino nas disputas aos cargos proporcion­ais - deputado federal, deputado estadual e vereador. Lembrando que, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a para 2018, as mulheres representa­m 51,09% da população brasileira.

Mas se na largada do processo eleitoral o número de mulheres é pequeno, até o final da campanha a presença de candidatas pode diminuir ainda mais, por conta de desistênci­a e indeferime­nto de registros. Em 2014, a presença feminina chegou ao dia da votação representa­do 22,6% dos candidatos. Após a apuração dos votos, as mulheres ficaram com apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados para o mandato iniciado em 2015.

O mais desanimado­r é que nos registros de cargos para os quais não há exigência mínima a presença feminina é ainda menor. Para as eleições de outubro, elas representa­m aproximada­mente 15% dos candidatos a presidente, 12% dos postulante­s a governador e 18% dos que vão disputar um cargo no Senado. A diferença está entre os postulante­s ao cargo de vice-presidente. Dos 13 candidatos a presidente, quatro escolheram uma mulher como vice. Um sinal de que a preocupaçã­o com as demandas do público feminino aumentou. Mas, por enquanto, só um sinal. A mulher brasileira na política ainda é um desafio.

Em 2014, a presença feminina chegou ao dia da votação representa­do 22,6% dos candidatos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil