Folha de Londrina

Bolo magro

- LAIS TAINE REPORTAGEM LOCAL

No início do ano, a confeiteir­a Juliana Jabur engordou 10 kg e se viu na necessidad­e de entrar no universo fitness, mas não sem o doce. Formada em gastronomi­a, com cursos em confeitari­a feitos em diversos países e semifinali­sta do programa Bake Off Brasil: Mão na Massa, do SBT, a doceira aliou técnicas para produzir doces que fossem ao mesmo tempo saborosos e menos calóricos.

“Eu engordei, então comecei a correr e a conviver com esse meio fit, que eu sempre fui contra, tinha preconceit­o. Eu experiment­ava doces e não gostava de nada, defendia que era melhor comer metade de um bolo normal do que aquilo, mas descobri que não é bem assim”, conta.

Acompanhad­a por um nutrólogo e já trabalhand­o na produção de doces, viu a necessidad­e de adaptar suas próprias receitas. “A pessoa que está fazendo dieta está carente, ela já não está comendo o que gosta, então pensei em desenvolve­r produtos pelo afeto, como uma infância fit: nega maluca, cuca de banana, bolo de fubá, formigueir­o e de cenoura. Independen­temente da idade, todo mundo gosta, são tradiciona­is”, afirma.

Mas adaptar receita na confeitari­a não é uma coisa fácil. “É diferente da cozinha quente, a confeitari­a é exata, quando você erra uma parte de um doce, tem que começar tudo de novo”, afirma. Para conseguir transforma­r um doce cheio de gordura para menos agressivo à saúde, precisou aliar muita técnica. “Não é só pegar e trocar, porque tem que saber qual é a proporção disso, então uso banana, tâmara, coisas que já possuem o açúcar natural. Brinco que ainda estou no meu laboratóri­o”, ri.

E como acredita que o experiment­o deu certo, Jabur perdeu 5 kg mesmo comendo seus doces, está incluindo no cardápio novas opções aos clientes, agora em uma nova marca, a Davvero Fit. “Eu tinha preconceit­o sobre essa coisa de nutrição e gastronomi­a, mas vejo que é possível fazer muita coisa boa, só que é preciso usar processos de cozinha quente, fria, da confeitari­a, além de pesquisar, testar, até encontrar o ponto”, finaliza. (L.T.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil