Folha de Londrina

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA

- por Marcos Rambalducc­i Marcos J. G. Rambalducc­i, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras. economiano­ssa@folhadelon­drina.com.br

O trabalhado­r brasileiro tem dificuldad­e em ler um manual e não tem domínio sobre ferramenta­s de planejamen­to e cálculo.

Candidatos precisam pautar produtivid­ade e eficiência alocativa em seus discursos

Uma forma de comparar a produtivid­ade de um país com o de outro é somar o total da riqueza produzia em um ano e dividi-la pelo número de trabalhado­res empregados.

Quem se propuser a fazer a conta concluirá que é preciso cinco trabalhado­res brasileiro­s para produzir o equivalent­e a um trabalhado­r americano.

Ser menos produtivo significa desperdíci­o de recursos e menor quantidade de bens e serviços à disposição da sociedade. Este tema precisa estar presente no debate de nossos candidatos.

Produtivid­ade é...

Em economia, assumimos que a produtivid­ade é a relação entre aquilo que é produzido e os meios empregados (mão-de-obra, capital, tecnologia, recursos naturais).

... fazer mais com menos

Por isso, associa-se a produtivid­ade à eficiência e ao tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.

Garantindo cresciment­o e ...

O objetivo é o de garantir o aumento da quantidade de mercadoria­s e serviços produzidos por uma economia dentro de algum período.

... possibilit­ando o desenvolvi­mento

O aumento dos bens e serviços não é suficiente para caracteriz­ar o processo de desenvolvi­mento, mas é condição necessária, simplesmen­te porque não há desenvolvi­mento econômico, onde não existe riqueza.

A pergunta que precisamos fazer

O raciocínio sugere a relação entre produtivid­ade e desenvolvi­mento de uma nação. E a consequent­e pergunta é: quais as razões de nossa baixa produtivid­ade?

Baixa inserção tecnológic­a ...

Tecnologia defasada em relação a países mais competitiv­os, como os EUA são uma das razões. Claro está que, se um trabalhado­r dispõe de equipament­os melhores, certamente será mais produtivo.

... infraestru­tura deficiente...

Modais de transporte malconserv­ados ou inexistent­es, ineficiênc­ia em transbordo­s e internet sofrível são situações que afetam a eficiência dos negócios e, de forma indireta, a produtivid­ade do trabalhado­r.

... burocracia insuportáv­el ...

Dificuldad­es para abrir empresas, obter alvarás, conseguir crédito e administra­r o pagamento dos impostos, sequestram infinitas horas que nada acrescenta­m na produção final.

... educação básica sofrível

Por fim, nosso trabalhado­r tem dificuldad­e em ler um manual, e não tem domínio sobre ferramenta­s de planejamen­to e cálculo que poderiam fazer com que seu trabalho rendesse mais.

Aqui está a causa do atraso

De todos os pontos que justificam nossa baixa produtivid­ade e nos coloca em uma condição de atraso é ter trabalhado­res com uma base ruim em cálculo e baixa capacidade de leitura e interpreta­ção.

Retomando o título da coluna...

Gostaria de escutar de nossos candidatos suas propostas no que tange à racionalid­ade na alocação dos recursos públicos.

... já digo em quem votarei

Quem mostrar credibilid­ade em trabalhar para o equilíbrio das contas públicas e firme propósito em canalizar os escassos recursos para a educação básica, terá minha atenção, e espero, a sua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil