Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

-

Pesquisa apura que 87,4% dos brasileiro­s não se sentem representa­dos por qualquer partido.

é uma referência e um lume”

Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, homenageia os 29 anos de Mello no STF

Fundão eleitoral criou ‘magnatas’ nos partidos

O fundão eleitoral de mais de R$ 1,7 bilhão, que financiará a campanha deste ano, foi produto de acordão dos presidente­s de sete partidos - MDB, PSDB, DEM, PSB, PP, PR e PSD. Foi uma invenção demoníaca. Proibidos de vender favores no governo em troca de financiame­nto eleitoral, os partidos criaram o fundão para tirar dinheiro do contribuin­te sem o risco da Polícia Federal na porta. Assim, os “sete magnatas” multiplica­ram o poder sobre “vida e morte” dos próprios correligio­nários.

Renovação? Esqueça

Bancando a própria campanha ao governo do DF, Ibaneis Rocha critica a criação do fundão. Segundo ele, impossibil­ita a renovação política.

Sobrevive quem ele quer

O presidente do MDB, Romero Jucá, por exemplo, foi logo avisando que somente ajudaria a bancar campanhas de candidatos “viáveis”.

Senhores do dinheiro

Ciro Nogueira (PP) e Valdemar Costa Neto (PR), montados na grana, definem as candidatur­as nas quais os partidos investirão nos Estados.

Olha a força deles

Só os partidos que apoiam Alckmin (PSDB, PP, PTB, PR, SD, PPS, PSD, PRB, DEM) embolsarão R$ 830 milhões, quase 49% do fundão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil