Folha de Londrina

Coronel Vivida terá aumento médio de 29,86% na conta de luz

- Luciano Nascimento Agência Brasil

Brasília

- A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (21) reajuste nas contas de luz para consumidor­es de seis estados: Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Para os consumidor­es do Paraná, os novos valores começarão a ser cobrados no domingo (26); para os de São Paulo e Mato Grosso do Sul,na segunda-feira (27); para os do Maranhão e da Paraíba,na terça-feira (28); e para os de Santa Catarina, na quarta-feira (29). Os reajustes médicos variam de 14,38% a 29,86%,

Os consumidor­es que terão contas reajustada­s reajustada­s domingo são os atendidos pela concession­ária Força e Luz Coronel Vivida Ltda. (Forcel), no Sudoeste do Paraná, com efeito médio de 29,86%. Para os consumidor­es residencia­is, o aumento será de 20,51%; para a baixa tensão, de 20,64%, e para a alta tensão, de 43,78%.

A empresa atende a 7.670 unidades consumidor­as localizada­s no município de Coronel Vivida. Segundo a Aneel, impactaram no aumento fatores relacionad­os ao fato de a empresa ter deixado de ser suprida pela Copel Distribuiç­ão. “Isso fez com que, entre 2017 e 2018, ela tivesse de arcar com custos relativos ao rateio das cotas de Itaipu - cuja energia é precificad­a em dólar - e ao risco hidrológic­o”, disse a agência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil