Folha de Londrina

TSE divulga tempo de TV e rádio de presidenci­áveis

Graças a acordo com o centrão, candidato tucano Geraldo Alckmin é quem detém a maior fatia do horário eleitoral

- Rafael Moraes Moura

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (23) a previsão do tempo de cada candidato a Presidente da República no horário eleitoral, a ser veiculado no rádio e na televisão às terças, quintas e sábados. A Corte Eleitoral também comunicou quantas inserções (peças de propaganda de curta duração divulgadas ao longo do dia) terá cada presidenci­ável ao longo do primeiro turno.

O horário eleitoral está previsto para começar no dia 31 de agosto, sexta-feira. As peças dos presidenci­áveis serão veiculadas em um bloco à tarde e outro à noite, ambos com a mesma duração.

O candidato do PSDB à Presidênci­a, Geraldo Alckmin, é quem detém a maior fatia do horário eleitoral: o tucano deverá ter 5 minutos e 32 segundos em cada bloco de propaganda, além de 434 inserções que serão transmitid­as na programaçã­o de rádio e televisão ao longo do primeiro turno.

Já o candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, terá oito segundos em cada bloco de propaganda e 11 inserções ao longo do primeiro turno da campanha eleitoral, informou o TSE.

LULA

A candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, possui a segunda maior fatia do horário eleitoral: dois blocos diários de 2 minutos e 23 segundos cada, além de 188 inserções ao longo do primeiro turno, mais uma inserção extra de 30 segundos definida por sorteio.

Dos 13 concorrent­es, o menor tempo é do João Goulart Filho (PPL), que terá apenas 5 segundos em cada bloco de propaganda.

Os tempos de cada candidato no horário eleitoral foram apresentad­os pela manhã em audiência pública do TSE. As informaçõe­s serão inseridas em uma proposta que ainda será apreciada pelo plenário da Corte Eleitoral na próxima terça-feira, 28.

A divisão do tempo geral de propaganda também resulta em “sobras” (em virtude das diferenças de centésimos de segundo na distribuiç­ão geral do tempo), que foram sorteadas para seis candidatos, que vão ganhar, cada um, uma inserção extra de 30 segundos: José Maria Eymael (Democracia Cristã), João Amôedo (Novo), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (Podemos) e Lula.

PARANÁ

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná vai realizar nesta sexta-feira (24) o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral dos candidatos ao governo e senado do Estado às 14h30, na sala de sessões. O tempo exato de propaganda não foi divulgado pela assessoria de imprensa do órgão até o fechamento desta edição.

 ??  ??
 ?? Roberto Jayme/TSE ?? Segundo determinaç­ão da Corte, horário eleitoral começará no próximo dia 31
Roberto Jayme/TSE Segundo determinaç­ão da Corte, horário eleitoral começará no próximo dia 31
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil