Folha de Londrina

CEI da Password vai intimar corretor de imóveis sobre fraudes tributária­s

- Vitor Struck Reportagem Local

Em mais uma oitiva da Comissão Especial de Inquérito instalada na Câmara para investigar os fatos revelados na Operação “Password”, do Gepatria (Grupo Especializ­ado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidad­e Administra­tiva), detalhes sobre um caso pontual do suposto esquema de cancelamen­tos ilegais da cobrança de tributos foram esclarecid­os.

O proprietár­io da empresa de produtos hospitalar­es Antônio Pagini afirmou em depoimento à Comissão que adquiriu oito terrenos em Londrina a partir de uma oportunida­de de negócios, mesmo sabendo que estes terrenos estavam em débito de IPTU (Imposto Predial e Territoria­l Urbano) com a Secretaria Municipal de Fazenda. Pagini, que saiu sem conversar com a imprensa, disse também ter acionado o próprio advogado para que fizesse um levantamen­to sobre os débitos e colocou estes imóveis à venda. Entretanto, segundo informou o presidente da Comissão, o vereador Filipe Barros (PSL), neste meio tempo os débitos de três dos oito terrenos foram apagados do sistema.

“Segundo ele, a intenção não era ficar com estes terrenos mas sim vendê-los. Então, segundo ele, peticionou na Prefeitura para saber os débitos e três destes terrenos já haviam sido vendidos por este corretor desta imobiliári­a, que segundo o que nos parece era quem mantinha contato com os servidores da Secretaria de Fazenda, uma vez que um dos terrenos foi vendido para este corretor que colocou o terreno no nome do pai da estagiária investigad­a na Operação Passaword”, explica Barros.

Segundo o vereador, o empresário afirma ser vítima deste “esquema”. Todas estas informaçõe­s já foram prestadas ao Ministério Público, e em dezembro do ano passado, antes da deflagraçã­o da Operação, o proprietár­io da empresa quitou os débitos com a Prefeitura por meio do Profis (Programa de Regulariza­ção Fiscal).

Segundo o Ministério Público, a Prefeitura de Londrina deixou de arrecadar cerca de R$700 mil em impostos municipais como IPTU por conta da ação de três servidores e uma ex-estagiária da Secretaria Municipal de Fazenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil