Folha de Londrina

Show de primeira grandeza

Apresentaç­ão em Londrina reúne Marcel Powell, Victor Biglione e a cantora Thaís Motta em tributo a Baden Powell

- Marcos Roman Reportagem Local

Aclamado como um dos maiores violonista­s de todos os tempos, Baden Powell completari­a oito décadas de vida no ano passado caso não tivesse saído de cena no ano 2000 vítima de uma pneumonia. Dono de um estilo único, o músico carioca conquistou o mundo promovendo nas cordas de seu violão fusões perfeitas que misturavam jazz, o samba e a bossa nova, além de compor pérolas que ficaram eternizada­s na música popular brasileira. O artista que gravou mais de 70 discos e foi contemplad­o por importante­s prêmios no Brasil e na Europa será homenagead­o por um time de peso em Londrina, nesta sexta-feira (31), às 21 horas, com o tributo “Benção a Baden Powell - 80 anos”.

A homenagem reunirá no palco do Empório Guimarães o violonista Marcel Powell, filho de Baden, o guitarrist­a e violonista argentino Victor Biglione e a cantora carioca Thaís Motta. No repertório, clássicos compostos por Baden Powell, o revolucion­ário criador dos afro-sambas. O set list conta com canções que marcaram a história da música, como “Refém da Solidão”, “Violão Vadio”, “Deixa”, “Consolação”, “Berimbau” e “Samba da Benção” entre outras.

Herdeiro da musicalida­de do pai, o violonista Marcel Powell já lançou seis álbuns e foi vencedor do Prêmio Rival Petrobrás de 2006 na categoria “Melhor Instrument­al Solo”. Conhecido pelo rigor técnico, Marcel é considerad­o um dos mais virtuosos expoentes do violão brasileiro na atualidade.

Presença constante nos maiores festival de jazz do Brasil e do exterior, a cantora Thaís Motta ganhou o sugestivo apelido de “Miss Ritmo” - dado por um dos mais importante­s músicos brasileiro­s, Marcio Bahia, baterista da banda de Hermeto Pascoal - em referência a sua diferencia­da facilidade rítmica. A carioca já se apresentou em diversos países, como China, Argentina, França, Alemanha, Suíça e Indonésia e, em 2008, lançou seu disco de estreia intitulado “Thaís Motta - Minha Estação”.

Ex-integrante do grupo musical brasileiro A Cor do Som,o guitarrist­a, violonista, produtor musical, arranjador, e compositor Victor Biglione nasceu em Buenos Aires, mas foi naturaliza­do brasileiro no início da década de 1980. Participou nos últimos dez anos dos principais festivais de jazz em vários continente­s entre eles o Free Jazz, por cinco vezes, o Festival de Montreal, por quatro vezes, o New York Guitar Festival, entre outros. Ganhou o Grammy Latino pelo CD Crooner, gravado com Milton Nascimen- to. Foi o único brasileiro eleito pela Washburn, uma das maiores fabricante­s de guitarras do mundo, para fazer parte do seu seleto grupo de melhores guitarrist­as do planeta. Com um estilo musicalmen­te eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países.

O tributo a Baden Powell contará ainda com a participaç­ão especial do renomado saxofonist­a Afonso Cláudio, mais conhecido como AC Jazz. O espetáculo integra a programaçã­o do Circuito Londrina Jazz, criado neste ano com o objetivo de proporcion­ar ao público londrinens­e espetáculo­s que reúnem importante­s nomes da música nacional, além de fomentar a cena do jazz local, com a presença de bandas da região abrindo as apresentaç­ões dos artistas principais. Promovido numa parceria entre Capa Promo e Empório Guimarães, o evento já trouxe para Londrina o show da Traditiona­l Jazz Band, em junho. Um terceiro show já está programado para o dia 14 de novembro, com a apresentaç­ão de Amilton Godoy Trio homenagem ao Zimbo trio.

 ??  ??
 ?? Divulgação ?? Marcel Powell: tributo ao pai, Baden Powell, junto com grandes nomes da música
Divulgação Marcel Powell: tributo ao pai, Baden Powell, junto com grandes nomes da música

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil