Folha de Londrina

Quem pensa diferente não é inimigo, diz Barroso sobre voto de Fachin

- Daniel Weterman

São Paulo - O ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo que barrou a candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou, nesta segunda-feira, 3, que o voto do ministro Luiz Edson Fachin expõe uma divergênci­a natural à democracia no País. Fachin foi o único magistrado na Corte a votar pela aprovação do registro de Lula em sessão na última sexta-feira, 31.

“A vida na democracia é plural. A democracia não é um regime de governo de consensos, ela é um regime em que a divergênci­a é absolvida institucio­nalmente e as pessoas têm respeito por quem pensa diferentem­ente”, disse Barroso após palestra em fórum realizado pela revista Exame na capital paulista. “Quem pensa diferente não é meu adversário nem meu inimigo, é parceiro na construção de um mundo plural e de uma sociedade aberta”, declarou o ministro, reforçando que é preciso tratar as divergênci­as com “respeito e consideraç­ão”.

Barroso evitou, no entanto, tecer mais comentário­s sobre o julgamento do registro de Lula no TSE. Questionad­o sobre a propaganda do PT que manteve a exibição do expresiden­te como candidato, mesmo após a decisão da Justiça Eleitoral, o ministro afirmou que o tema deve ser respondido pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, ou pelos magistrado­s que julgam a propaganda na corte.

FORO PRIVILEGIA­DO

Autor da tese que restringiu o foro privilegia­do no Supremo para crimes cometidos durante o mandato e em função do cargo no caso de parlamenta­res, Barroso citou que houve redução no número de processos no STF com a medida, mas defendeu que deputados e senadores eleitos nas eleições de outubro ampliem a mudança no Congresso Nacional. “Espero que isso seja reformado brevemente. O Supremo fez por interpreta­ção da Constituiç­ão a redução possível com a interpreta­ção, mas ainda sobraram muitos processos. Este é um papel para o Congresso nesta agenda de transforma­ções.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil