Folha de Londrina

LEITURINHA Bichos dos olhos e da mente

Em ‘Bichos Que Existem e Bichos Que Não Existem’, Arthur Nestrovski apresenta uma coleção de curiosos seres do mundo animal

- Marcos Losnak Especial para Folha 2

Existem bichos de todos os tipos. Existem bichos de todos os lugares. Bicho de mato e bicho de água. Bicho de apartament­o e bicho de quintal. Bicho que cabe na palma da mão e bicho que só cabe em caminhão.

Existem bichos de carne e osso e bichos que os olhos não conseguem ver. Existem bichos que as mãos podem tocar e bichos que apenas a imaginação pode alcançar.

O músico e escritor Arthur Nestrovski reuniu uma coleção de bichos de todos os lugares e de todos os tipos em “Bichos Que Existem e Bichos Que Não Existem”, livro infantil que está sendo reeditado pela editora Companhia das Letrinhas.

Com ilustraçõe­s de Maria Eugênia, a obra foi lançada originalme­nte em 2002 pela extinta editora Cosac Naify e recebeu o prêmio Jabuti na categoria infantil e também o de livro do ano de ficção de 2003.

“Bichos Que Existem e Bichos Que Não Existem” possui a simplicida­de de apresentar 24 bichos misturando literatura, ciência e imaginação. E sem nenhuma preocupaçã­o em separar uma coisa de outra.

Nas palavras do autor, “o cavalo-marinho nasce em ovo, porque é um peixe, não um cavalo”. E quem cuida dos ovinhos é o cavalo-mari- nho-pai, que tem uma bolsa na barriga como um canguru: “Podia ser o canguru-domar, se não tivesse tanta cara de cavalo”.

O tatu-bola parece uma bola, mas é um tatu. Para se proteger de qualquer coisa, ele vira uma bolinha. Como a bolinha de meleca que toda criança tira do nariz. Uma meleca que se parece um tatu-bolinha sem perninhas.

Além dos bichos e carne e osso, a obra também apresenta uma coleção de bichos imaginário­s, como mula-sem-cabela, fênix, dragão, lobisomem, cérbero e unicórnio.

Também tem o lendário abominável homem das neves: “No fundo, o abominável homem das neves talvez não tenha nada de tão abominável. O que os abominável explorador­es abominavam no abominável homem é que ele é abominavel­mente grande e abominavel­mente estranho”.

Existem bichos de todos os tipos em todos os lugares.

 ?? Reprodução ??
Reprodução
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil