Folha de Londrina

Hora do arrastão

-

Uma eleição polarizada, como prometia a de governador no Paraná, sofreu um arrastão com a renúncia de Osmar Dias e criou todas as facilidade­s para Ratinho Júnior, que na primeira pesquisa quase vencia no primeiro turno, e na segunda, com a queda dos brancos, nulos e indecisos, aparece com 42 contra 13 de Cida, 6 de Arruda, 4 de Doutor Rosinha e outros com o máximo de 1 ponto percentual. Como o líder da sondagem manteve ascensão enquanto os mais próximos sofriam queda fica muito difícil mudar esse quadro, a não ser que a campanha assuma direção traumática e de desconstru­ção dos concorrent­es.

Cida Borghetti está bem mais articulada que João Arruda para o embate, e em decalques nos automóveis a postulante oficial mostra vitalidade. Como o proselitis­mo dos dois principais candidatos se fez junto aos prefeitos é de esperar-se que com as pesquisas ocorra aquilo que é esperado: o risco do arrastão. Daí porque há os que não querem as pesquisas na medida em que podem condiciona­r o eleitorado, e as lideranças oportunist­as, que a um sinal desses se engajam naquilo que aparenta ser uma onda.

Para o sentido da competição um placar desses não é animador, porém deixa claro que se Osmar Dias estivesse na competição não haveria risco de qualquer concorrent­e obter tanta distância. Resultado: para recuperar o terreno só há um jeito, “queimar etapas”, ao menos mais civilizado do que sair a tapas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil