Folha de Londrina

Projeto prevê recuperaçã­o de pontes na zona rural

- (M.O.)

A reconstruç­ão de pontes em Londrina afetadas pelas chuvas de 2016 contou com um pacote de obras anunciado em novembro do mesmo ano e com recursos do governo federal (aproximada­mente R$ 5 milhões). No total, dez locais com maior fluxo de veículos e riscos aos usuários foram contemplad­os e, segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentaç­ão, João Verçosa, todos foram entregues ao longo de 2017.

Uma delas é a ponte na estrada que liga o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá, na zona sul. Uma estrutura foi construída sobre o rio Taquara, pois a anterior foi completame­nte destruída pelas chuvas naquele período. Durante a construção, uma ponte móvel foi instalada pelo Exército Brasileiro para o trânsito de moradores até a conclusão das obras, em outubro de 2017.

A artesã Juliane Domingues, que atravessa o local de duas a três vezes por semana, fala sobre a importânci­a da ponte, mas aponta outras dificuldad­es dos moradores da região. “Ficou muito boa, mas agora a questão é a pavimentaç­ão. Da ponte até Guairacá são uns seis quilômetro­s. Quando chove, os carros atolam e quando não chove é muita poeira, além das pedras soltas. Essa história do asfalto não sai nunca do papel e isso é um grande prejuízo para nós”, lamenta.

A FOLHA vem noticiando o processo para pavimentaç­ão deste trecho. No dia 28 de agosto, o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, estimou que a licitação deverá ser concluída até a segunda quinzena de outubro de 2018. Segundo ele, o processo ficou paralisado por três meses pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná), em função de medida cautelar concedida provisoria­mente após o questionam­ento de uma empresa.

O teto da licitação é de R$ 3.302.936,94 e a expectativ­a é assinar o contrato com a empresa vencedora no fim de outubro. Depois da assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução das obras é de dez meses. À reportagem o presidente da Associação de Moradores de Guairacá, Osvaldo Pires Ribeiro, havia relatado que “do jeito que a estrada está, é um Deus nos acuda” e que a licitação é muito aguardada por todos.

Além da ponte sobre o Rio Taquara, foram recuperada­s as pontes na Fazenda Canaã sobre o Córrego do Gavião; Paiquerê/Lerroville sobre o Rio Taquara; estrada do Aguiar sobre o Ribeirão Clementino - Guaravera; estrada Eldorado sobre o Rio Amarelinho; estrada da Usina Apucaranin­ha ao Pari Paró (Lerroville); estrada Nakamura; estrada Laranja Azeda/Limeira e estrada rural do Faustino.

 ??  ??
 ??  ?? A ponte na estrada que liga Paiquerê a Guairacá é uma das dez que foram concluídas ao longo de 2017
A ponte na estrada que liga Paiquerê a Guairacá é uma das dez que foram concluídas ao longo de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil