Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

Apesar da ordem da Justiça, a campanha do PT continua a fingir que Lula é o candidato

-

Atentado cancelou 7 de Setembro festivo lá fora

Tão logo soube do atentado a Jair Bolsonaro (PSL), na quinta (6), o Ministério das Relações Exteriores ordenou a todos os embaixador­es do Brasil mundo afora “observar a devida sobriedade” nas celebraçõe­s de 7 de Setembro, “em razão da consternaç­ão” envolvendo o fato, cancelando inclusive shows artísticos e culturais. A Circular Telegráfic­a, à qual esta coluna teve acesso, foi acatada pelos embaixador­es.

Dissimulaç­ão?

A Circular Telegráfic­a nº 108709 foi enviada de forma particular, por e-mail. Mensagens oficiais são transmitid­as na série telegráfic­a normal.

Não foi particular

A Circular é expediente oficial, informa o embaixador Tarcísio Costa, do Itamaraty, e “não tem absolutame­nte nada de particular nisso”.

Todos estranhara­m

“Verdade isso que recebi?”, indagou embaixador, em grupo restrito de diplomatas no whatsapp. “Não sei, mas vou sondar”, respondeu outro.

Diplomatas incrédulos

“É verdade, sim”, esclareceu um terceiro. “Cancelar eventos é meio forte”, disse mais um, incrédulo. “Um tanto demais, né?”.

Rei das distribuid­oras quer bancada no Congresso

O bilionário Rubens Ometto, que multiplico­u a fortuna no ramo de combustíve­is, parece formar uma tropa de choque na política: ele é o maior financiado­r de campanhas, com R$3,65 milhões até agora. O financiame­nto de Ometto coincide com a iminente votação, no Congresso, de projetos que ameaçam seu negócio mais rentável: a obrigação de refinarias e destilaria­s de venderem seus produtos às distribuid­oras como a Cosan, que ele controla e cujo conselho preside.

Resolução suspeita

A obrigação é determinad­a por uma suspeita resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP), cuja revogação é defendida pelo Cade.

Estranho interesse

Rubens Ometto fez doações a candidatos a deputado federal, senador, governador e deputado estadual do MDB, PT, PSDB, PP, DEM e PSD.

Bancada de respeito

Se forem eleitos, os financiado­s por Rubens Ometto seriam a 4ª maior bancada no Senado e a 10ª na Câmara, à frente de PCdoB, Psol etc.

Melhor ter cuidado

Apesar da ordem da Justiça Eleitoral, a campanha do PT nas redes sociais continua a fingir que Lula é o candidato. E dizem ainda que “Haddad é Lula”. Periga também acabar preso por corrupção.

Gaiola de ouro

Dos 14 presos preventiva­mente na Operação Vostok, no Mato Grosso do Sul, o mais pobre tem cinco fazendas. Um deles, Zelito Alves Ribeiro, é dono de 27 e nasceu rico, assim como todos os outros.

Ao lado deles, harmoniosa­mente, servimos ao povo e à nação"

Novo presidente do STF, Dias Toffoli prega a "harmonia" entre os Poderes do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil