Folha de Londrina

Samba em trânsito

Segunda edição do projeto Estação Samba vai cantar e mostrar os lugares que são fonte de inspiração do gênero musical

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Depois da estreia elogiada, o projeto “Estação Samba” realiza mais uma edição neste domingo (16), às 20h, no Bar Valentino, com o espetáculo “Lugares do Samba”, cantando os sambas e contando as histórias desses cenários de vida e inspiração, como os botequins, os bairros, os morros e os festejos. Ao lado de Juliana Barbosa, que apresenta o espetáculo e narra as histórias, o cantor Paulo Vítor Poloni vai interpreta­r uma seleção de doze sambas com essa temática. Os arranjos e a direção musical são de André Siqueira, pesquisado­r da canção brasileira e multi-instrument­ista que estará no palco tocando violão, flauta e bandolim, ao lado de Mateus Gonsales no piano, Gabriel Zara no baixo, Bruno Cotrim na bateria e Sal Vinícius na percussão. Também sobem ao palco, como convidadas, as cantoras Natália Lepri, Gabriela Catai, Giovanna Correia e Silvia Borba.

Juliana Barbosa é mentora do projeto “Estação Samba” e apresentou durante oito anos (de 2008 a 2016) o programa com o mesmo nome na Rádio UEL FM. Tanto que a concepção, roteiro, texto e apresentaç­ão deste espetáculo são dela, conhecida no meio cultural como “doutora em samba” por ter mestrado, doutorado e pós-doutorado pesquisand­o o gênero musical como cultura. Ela também é autora do livro “Nelson Sargento e as redes criativas do samba”. Durante o show, vai comentar, portanto, sobre a importânci­a dos lugares sociais como fontes do samba, lembrando o geógrafo e intelectua­l, Milton Santos, para quem os pobres, ao enfrentar as dificuldad­es vivem em alerta permanente, atores lutando no drama real, criando e recriando a cultura em seus espaços de vida, com a cara de seu tempo.

“Os sambas são formas populares encontrada­s para falar das histórias e personagen­s da labuta cotidiana. Minha pesquisa e minha seleção de sambas põem sempre em evidência os artistas populares, porque credito a eles lugar essencial na manutenção da cultura do samba”, destaca. Ainda como parte do projeto será realizada a terceira edição comemorati­va, com o espetáculo “Raízes do samba”, no dia 11 de novembro, mostrando como aconteceu o samba, desde sua matriz afro-originada, sua forma de falar da vida popular e sua ligação com o carnaval e as escolas de samba. Os espetáculo­s serão gravados para serem exibidos futurament­e pelas rádios UEL FM e pela AlmA Londrina Rádio Web.

Os arranjos e a direção musical são de André Siqueira

 ?? Vitor Pedrassoni/ Divulgação ?? Paulo Vítor Poloni vai interpreta­r doze sambas que falam dos cenários que inspiram o gênero
Vitor Pedrassoni/ Divulgação Paulo Vítor Poloni vai interpreta­r doze sambas que falam dos cenários que inspiram o gênero

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil