Folha de Londrina

Paraná perde pontos em competitiv­idade

-

OParaná perdeu lugar no Ranking da Competitiv­idade dos Estados. Os problemas na área de segurança pública e queda em outros quatro requisitos fez o Estado perder a terceira colocação para o Distrito Federal. O estudo foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultori­a Integrada e lançado na sextafeira (14). Nessa edição de 2018 do ranking, o Paraná aparece na quarta colocação.

O indicador “Deficit Carcerário” foi o responsáve­l pelo Paraná despencar da quarta para a sétima posição no pilar “Segurança Pública”. O Estado sofreu quedas também em “Sustentabi­lidade ambiental” (2º para 3º), “Infraestru­tura” (também 2º para 3º), “Capital humano” (7º para 8º) e “Potencial de Mercado” (18º para 19º).

Apesar da queda de posições no ranking geral, o Paraná teve altas consideráv­eis nos pilares “Eficiência da Máquina Pública” (6º para 2º), “Educação” (6º para 4º) e “Solidez Fiscal” (12º para 10º). Também ganhou posição nos pilares “Inovação” e “Sustentabi­lidade Social”, subindo em ambos do 5º para o 4º lugar. Neste último pilar, o Paraná se destacou principalm­ente nos indicadore­s de segurança alimentar, qualidade da moradia e parcela da população vivendo abaixo da linha da pobreza.

Mesmo com a queda no ranking, o Estado mantém uma boa posição e pode comemorar a conquista do Prêmio Excelência em Competitiv­idade na categoria Destaque Boas Práticas, pelo uso de tecnologia avançada de análise de dados no Fisco Estadual.

O Ranking de Competitiv­idade dos Estados é uma das principais ferramenta­s de avaliação da gestão pública do Brasil. Os Estados e o País enfrentam grandes dificuldad­es a partir do aumento dos custos e do cresciment­o da demanda de seus serviços consequênc­ia da crise econômica. Os gastos públicos sobem enquanto a qualidade da prestação de serviços está longe do satisfatór­io. O poder público precisa encontrar uma solução rápida para conseguir melhores resultados sem estourar o caixa. Não é um caminho fácil. É preciso gestão e combate à corrupção.

Os gastos públicos sobem enquanto a qualidade da prestação de serviços está longe do satisfatór­io

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil