Folha de Londrina

O caminho da mudança passa pela participaç­ão dos jovens

-

Há 30 anos, a Constituiç­ão Federal reservou aos jovens de 16 anos o direito ao voto. Infelizmen­te, poucas pessoas vão atrás de fazer o título de eleitor ao completar 16 anos. Em 2018, o número de jovens com idade abaixo de 18 anos aptos a votar nas eleições é de 1.400.617, sendo que no Paraná a quantidade chega a 99.066. A lei brasileira determina que o voto é facultativ­o para quem tem entre 16 e 17 anos e acima dos 70 anos. A partir de 18 anos, é obrigatóri­o.

Há muitos motivos que possam levar os jovens a praticamen­te ignorar o processo eleitoral e adiar ao máximo a hora de tirar o título de eleitor. Mas o desânimo dos adultos certamente deve ter influencia­do. Crise econômica e os escândalos de corrupção envolvendo políticos levam à descrença em um momento em que a participaç­ão política dos brasileiro­s no processo eleitoral é de extrema importânci­a.

Pensando em aproximar o jovem do debate político, a Folha de Londrina levou o tema para o Especial Transmídia de setembro, que circulou no último final de semana (15 e 16). A reportagem levou o coordenado­r da Comissão de Direito Eleitoral da OAB (Ordem dos

É preciso criar oportunida­des para que os jovens possam participar da política ou pelo menos se interessar em votar

Advogados do Brasil), Alexandre Melatti, e uma funcionári­a da Vara da Justiça Eleitoral de Londrina para o Colégio Hugo Simas. Uma palestra sobre eleições e a simulação de uma votação ajudaram a lembrar alunos do segundo ano do ensino médio que eles são fundamenta­is no processo de construção de um país melhor e mais justo. O coordenado­r da OAB lembrou aos adolescent­es que eles são o futuro e, se não tiverem consciênci­a de participaç­ão democrátic­a, a corrupção continuará a fazer grandes estragos.

A baixa participaç­ão dos jovens brasileiro­s na política preocupa até mesmo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para as Crianças e Adolescent­es), que colocou a necessidad­e de aproximar jovens e política em uma pauta de ações e desafios considerad­os importante­s para o programa de governo de candidatos a Presidente da República e governador­es. Necessidad­e que ficou evidente com a queda de 230 mil eleitores de 16 a 18 anos aptos a votar de 2018 em relação a 2014. É preciso criar oportunida­des para que os jovens possam participar da política ou pelo menos se interessar em votar. O caminho da mudança passa pela participaç­ão, engajament­o, comprometi­mento e vigilância do cidadão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil