Folha de Londrina

Explosão de cores e luzes abstratas

Idealizado­r de uma nova escola artística, pintor Juan Godoy expõe suas obras em Londrina

- Mateus Reginato *Estágiario

Ointeresse de Juan Godoy pelas artes começou cedo. Natural de Lages, em Santa Catarina, pintou sua primeira obra aos nove anos, na escola, e ganhou um livro por ela. Nunca mais parou. Aos 12 anos já usava tinta à óleo em seus quadros e aos 17 tinha obras expostas em galerias. Ao contrário das tradiciona­is pinturas de paisagens catarinens­es, Godoy se diferencio­u com obras abstratas. Estudou artes plásticas na Espanha e, além de pintor, é escultor e poeta. Hoje, aos 60 anos - mais de 50 deles dedicados à arte - coleciona exposições pelo país e pelo exterior, com obras espalhadas em coleções do mundo todo.

Nesta segunda-feira (17) começa na cidade a exposição “Luz Radiante do Neo Impression­ismo Abstrato”, com obras de Godoy, no Espaço Cultural Ceddo (rua Pernambuco, 725) e no O Armazém do Café (rua Belo Horizonte, 701). Na inauguraçã­o, o artista estará no O Armazém do Café para conversar com os interessad­os pelas pinturas. A exposição fica na cidade até o dia 18 de outubro.

As obras são uma junção do Abstracion­ismo com o Impression­ismo. A primeira é uma forma artística do início do século XX marcada pelo uso de cores, linhas e superfície­s, tendo como representa­ntes Volpi, Kandisnky e Pollock. Já o Impression­ismo busca representa­r aluze o movimento em paisagens, tendo surgido no início do século XIX pelas mãos de Monet e Renoir. Mais tarde, no final do século XIX, os neo-impression­istas ad ici onaramàpin­t ura estudos teóricos decore ótica. A Teoria do Contraste Simultâneo das Cores, um estudo sobre como diferentes cores são percebidas quando juntas, é um dos nortes para as obras de Juan Godoy.

Apar tird afusão entre Neoimpres sionismo e Abstracion­ismo, Godoy criou o Lu mino sionismo, uma escola de arte que, segundo o artista, tem como objetivo “fazer com que o espectador tenha a sua possibilid­ade de admiração, permitindo a percepção de múltiplas personalid­ades de uma obra abstracion­ista ter uma impressão. O Impression­ismo não é só como Renoir fez. Ele já fazia essa fusão. Ele deforma a paisagem, como se estivesse em uma nuvem, é uma fusão de cores”. O mesmo acontece nas obras de Godoy. Há grande preocupaçã­o com luz e cor, mas pouco com a forma. “Não me preocupo em fazer a linha perfeita, planejar. Eu deformo.” O trabalho do artista é feito, em sua maioria, com a tinta na palma das mãos e nos dedos, ou utilizando uma espátula.

Não há qualquer planejamen­to. Godoy trabalha no automatism­o psíquico, uma téc- nica na qual o artista dá grande liberdade ao inconscien­te. “É uma coisa que nasce de uma maneira muito intensa. Quando começo uma obra, termino em no máximo cinco minutos.” O espiritism­o e a fé também têm grande espaço na produção de Godoy, que compara seu processo de pintura ao processo de escrita de Chico Xavier. “Você sabe que algo te canaliza para um caminho, você se envolve com essa dimensão, é muito estranho. Quando vou preparar uma tela, deixo todos os meus materiais a disposição, porque na hora da execução é uma explosão. Eu não sei que cores vou pegar, que ferramenta­s vou utilizar.”

Essa não é a primeira passagem de Juan Godoy por Londrina. Em 2014, o artista chegou a pintar um quadro ao vivo durante uma exposição e, em 2015, ministrou um curso com outros pintores. A entrada nas exposições é gratuita. O Espaço Cultural Ceddo fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12, e das 14h às 18h, e no sábado das 8h às 12. O espaço O Armazém Café fica aberto de segunda a sábado das 10h às 19h, e no domingo das 14h às 19h.

*Supervisão:

Célia Musilli Editora da Folha2

 ?? Gustavo Carneiro ?? Juan Godoy também utiliza o automatism­o psíquico nas suas pinturas: “Quando começo uma obra, termino em no máximo cinco minutos”
Gustavo Carneiro Juan Godoy também utiliza o automatism­o psíquico nas suas pinturas: “Quando começo uma obra, termino em no máximo cinco minutos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil