Folha de Londrina

Campanha quer atingir jovens

- (M.O.)

No mês de julho, Curitiba sediou o “Movimento da Fertilidad­e”, um evento inédito da SBRA (Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida) para conscienti­zar jovens sobre a importânci­a de preservar a fertilidad­e natural e as limitações do sistema reprodutiv­o.

O especialis­ta em reprodução humana Álvaro Ceschin, membro da SBRA, explica que a idade também interfere na qualidade espermátic­a em homens acima de 50 anos, apesar dos espermatoz­oides serem produzidos de forma contínua.

Nas mulheres, o passar do tempo é ainda mais impactante, pois elas nascem com aproximada­mente um milhão de óvulos e vão perdendo essa reserva ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, na adolescênc­ia, esse número cai para 300 mile, desses, estima-se que a mulher vai utilizar cerca de 300 em idade reprodutiv­a.

“Omarcoéaos 35 anos, com declínio acentuado depois dos 40. Além da quantidade, há alterações também na qualidade. Então, oalertaépa raque as pessoas tenham uma consciênci­a da importânci­a de adotar hábitos saudáveis”, ressalta. Para um prognóstic­o maior de engravidar, o especialis­ta destaca a alimentaçã­o saudável, a prática de atividade física e a saúde emocional.

Ceschin cita ainda que cada vez mais as mulheres estão engravidan­do mais tarde. “Houve uma mudança social. No Brasil, o número de mulheres que optam por serem mães após os 40 anos aumentou 49,5% nos últimos anos”, aponta.

Dados do Sinasc (Sistema de Informaçõe­s sobre Nascidos Vivos), do Datasus, mostram que entre 2010 e 2016 o número de mulheres que tiveram filhos na faixa dos 35 aos 49 anos, subiu 28%, passando de 299 mil em 2010, para 384 mil em 2016.

“Hoje, já existem alternativ­as como congelamen­to de óvulos para aumentar a possibilid­ade de engravidar no futuro, especialme­nte em jovens com alguma redução por conta de doença oncológica. Para o futuro, já se tem pesquisado muito o congelamen­to de tecido ovariano, visando a possibilid­ade de concepção natural”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil